Barriga estufada? Veja os cinco principais hábitos que causam isso

Barriga estufada? Veja os cinco principais hábitos que causam isso – Não é nenhum bicho de sete cabeças mudar esses costumes prejudiciais; veja as dicas!

Quem nunca foi dormir com a barriga de um jeito e acordou de outro? O estufamento acontece, principalmente, entre as mulheres, e, na maioria das vezes (ufa!), barriga estufada é inofensiva e não há muito com o que se preocupar. No entanto, é sempre recomendável procurar um médico, caso a situação persista, para que você possa receber as devidas recomendações para o seu caso.  O inchaço da região pode ser causado por diferentes razões, desde alimentação até alterações hormonais. No primeiro caso, segundo explica a nutricionista clínica Fernanda Lopes, quando essa alimentação é desequilibrada, pode haver um acúmulo de ar ou de líquido no abdômen. “Isso pode gerar desconforto como flatulência (gases), eructações (arrotos), mal estar, indisposição, enjoos e náuseas”, diz.

Esses desconfortos poderiam ser evitados com algumas alterações na hora de cozinhar e de comer. Abaixo, ela explica os principais hábitos responsáveis pelo estufamento na barriga.

Descubra os principais hábitos que deixam a barriga estufada: 1- Comer rápido demais – Esse hábito comum em dias com a agenda mais ocupada faz com que, ao comer, entre mais ar à boca, que se armazena no abdômen. Além disso, segundo a nutricionista clínica Fernanda Lopez, quando a mastigação não é bem feita, as enzimas salivares são impossibilitadas de agirem sobre a comida, gerando fermentação do alimento e ainda mais gases. 2. Ingestão de líquido durante as refeições – Esse hábito de ingerir líquidos durante as refeições é muito comum, porém, é bem provável que você já tenha ouvido falar que não faz bem. Explicamos: é que, durante a digestão dos alimentos, precisamos da ação do suco gástrico no estômago, para que alguns nutrientes possam ser quebrados e absorvidos. Mas com o excesso de líquidos durante as refeições, o suco gástrico fica diluído, comprometendo a acidez dele e, consequentemente, a boa digestão dos nutrientes. O resultado disso são gases, flatulências, estômago dilatado e deficiência na absorção de nutrientes.

3. Ter uma alimentação com excesso de carboidrato refinado e doces – A nutricionista Fernanda Lopes explica que esses alimentos são desvitalizados e sem enzimas digestivas e, portanto, exigem muito do intestino. “Nesse processo, a força digestiva é reduzida e leva à produção de gases e distensão abdominal”, diz. Para evitar esse problema, ela recomenda uma ingestão maior de alimentos integrais. 4. Excesso e gordura no preparo das refeições – As frituras são preparações de digestão mais lenta, permanecendo portanto, mais tempo no estômago, o que também acaba causando inchaço abdominal. 5. Abusar dos temperos – Misturar vários temperos em uma única refeição pode resultar em um prato bem gostoso, mas também provocar inflamações como gastrite, doenças inflamatórias intestinais e alergias alimentares, doenças que prejudicam a metabolização e geram distensão abdominal. O importante é lembrar, que como em quase tudo na vida, excesso não é saudável.

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