O que suas unhas dizem sobre sua saúde? Especialista revela os detalhes escondidos por trás do aspecto de nossas unhas

O que suas unhas dizem sobre sua saúde? Especialista revela os detalhes escondidos por trás do aspecto de nossas unhas

As unhas não são apenas para pintar. Eles são um verdadeiro reflexo da nossa saúde e bem-estar – As unhas podem nos dizer muito sobre a nossa saúde, diz a nutricionista australiana Fiona Tuck, de acordo com Daily Mail. A especialista adverte às mulheres sobre os cuidados com suas unhas sua dieta e, geralmente, como uma unha frágil e de mau aspecto pode traduzir diversos problemas de saúde.

As mulheres gostam de ter suas unhas aparadas. Bem, não todas, mas a grande maioria, e eu me incluo. A maternidade me deixou com pouco tempo para embelezá-las como antes, mas eu tento mantê-las curtas e arrumadas, pelo menos. Unhas não servem apenas para melhorar o aspecto de nossas mãos, mas podem ser um reflexo de nosso estado de saúde. Sinais para entender o estado das unhas. A nutricionista diz que há sinais que podemos ver a olho nu no aspecto de nossas unhas, o que indicaria que nutriente estaria faltando ou qual problema de saúde estaríamos carregando.

Revise esta lista para poder detectar em que estado suas unhas estão –  Unhas frágeis – Se suas unhas estão fracas ou quebram facilmente, pode indicar uma deficiência de ácidos graxos, proteínas, vitamina A, ferro ou cálcio. – Manchas brancas ou linhas – Provavelmente devido a uma deficiência de zinco ou vitamina B6. – Pálidas e descoloridas – Pode ser devido a uma deficiência de ferro e proteína, ou distúrbios renais e hepáticos. Da mesma forma, cada cor tem um significado, de acordo com A Vida Lúcida: unhas verdes são um sinal de infecção bacteriana. Listras vermelhas no leito ungueal são um aviso de uma infecção das válvulas cardíacas. As unhas azuladas indicam baixos níveis de oxigênio no sangue. Unhas brancas podem indicar fígado danificado, como por hepatite. Estrias escuras no topo estão associadas ao envelhecimento e insuficiência cardíaca congestiva – Secas e escamosas – Talvez você não esteja ingerindo proteína animal suficiente. Além disso, unhas que crescem lentamente podem ser indicativas de deficiência de vitamina A ou ferro. Também, de acordo com o site A vida lúcida, as unhas partidas são o resultado de deficiências do ácido fólico, vitamina C, e proteínas, bem como pode resultar de desnutrição crônica. Problemas de tireoide também causam a secura das unhas.

Cristas horizontais ou verticais – Geralmente são causadas ​​por trauma ou danos na matriz do leito ungueal. Os sulcos verticais das unhas podem estar relacionados a uma possível fraqueza no trato digestivo que resulta no comprometimento da assimilação dos nutrientes. Também podem indicar a presença da doença chamada lúpus, bem como artrite inflamatória. – Furos – Furos nas unhas podem indicar psoríase ou distúrbio do tecido conjuntivo. Também costumam indicar alopecia areata, um distúrbio autoimune que causa perda de cabelo e deficiência de zinco. – Alimentação é a chave – Para a especialista em nutrição, a nutrição adequada para unhas saudáveis ​​é composta principalmente por uma boa fonte de proteína. Ela recomenda frango orgânico, ovos, tofu, carne vermelha magra, peixe, nozes cruas e sementes. Alimentos ricos em sílica, como pepinos, cevada, aveia, vegetais de raiz, vegetais de folhas verdes, cebola, aipo e cereais também são benéficos. No lanche, a nutricionista recomenda a inclusão de nozes e sementes de girassol. –  Super alimentos para unhas saudáveis – Em muitos casos, o problema com unhas frágeis, secas ou quebradiças pode ser remediado com uma boa dieta. Em outros casos, pode haver condições médicas mais profundas, por isso é necessário consultar o seu médico quando suspeitar que a aparência de suas unhas está estranha.

Enquanto isso, aqui está uma lista de superalimentos que, de acordo com Bekia Salud, são os melhores para ter não só as unhas mais fortes e saudáveis, mas também o seu cabelo: 

Abacate – É abundante em proteínas vegetais, vitamina A, vitaminas B, vitamina E, vitamina K, ácido fólico, potássio e gorduras saudáveis. – Vegetais de folhas verdes – Vegetais de folhas verdes são ricos em cobre, magnésio, zinco, proteína, vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina E, biotina e outros nutrientes essenciais para as unhas, pele e cabelos. – Spirulina – É um superalimento cheio de vitaminas B, biotina, proteínas, magnésio e clorofila. Ovo – Alimento essencial para a dieta, uma vez que são ricos em proteínas, vitamina D e também em vitamina B. – Sementes de girassol e abóbora – Estas sementes contêm muito zinco, proteínas, cobre, vitamina E, magnésio, biotina e triptofano. – Sementes de Chia – Além de sua infinidade de propriedades, sementes de chia são cheias de zinco, cálcio, proteínas e vitaminas do grupo B. – Aveia – Tem excelentes propriedades anti-inflamatórias e é rica em vitaminas do complexo B. Se você quer melhorar sua saúde e fortalecer suas unhas quebradiças, pode consumir um prato de aveia no café da manhã, ou adicionar aveia aos seus pratos diários.

Além de nutrição adequada e bons hábitos de higiene, é importante manter uma boa hidratação das unhas e cutículas. Ao pintá-las, é preferível colocar uma base protetora para não manchar as unhas com o pigmento de alguns esmaltes. E você, como você cuida da saúde de suas unhas?

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