A cor do xixi pode revelar doenças graves; saiba identificar

A maioria das pessoas nem sequer desconfiam que a cor da urina é extremamente importante e pode revelar doenças graves ou mais simples. Outro detalhe que muitos não sabem, é a cor padrão da urina, existe uma cor específica que indica a ausência de problemas.

De acordo com o médico nefrologista Dr. Marcos Alexandre Vieira, a cor normal que todos devem urinar é o amarelo claro. Quando ela vem transparente, algo muito comum, indica que existe água demais no organismo.

Se a urina estiver amarelo-escura pode ser considerada normal, porém, na maioria esmagadora dos casos, indica a falta de água. O contrário da cor anterior.

Laranja já complica um pouco mais as coisas. Indica que ou falta água ou falta pigmentos de comida. Se a pessoa toma água e come o suficiente, mas permanece com a urina laranja, o problema pode ser no fígado ou na vesícula.

Quando a urina vem vermelha por muito tempo é preocupante. Pode indicar uma série de problemas relacionados ao rim, a próstata, ao fígado ou um tumor mais grave.

Quando ela vem na cor marrom ou castanha, é o resultado de uma grande desidratação. Também pode estar ligada ao fígado.

As últimas duas cores são raras, mas existem casos. A urina na cor azul ou verde pode ser por causa do consumo excessivo de alimentos coloridos. Uma infecção bacteriana também pode estar por trás dos panos.

As coisas mudam um pouco com o passar da idade. Os adultos e os jovens estão com a saúde em dia, porém, os idosos devem se cuidar ainda mais. Pessoas com mais de 50 anos devem ir ao médico para obter respostas sobre qualquer alteração na cor da urina.

Fonte: ProRim

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *