O suor noturno e/ou sudorese noturna é um sinal do seu organismo que algo de errado pode estar acontecendo. Acordar molhado de suor durante a madrugada é muito desagradável; concorda? Porém é preciso deixar claro que não é o caso de acordar pingando suor em uma noite quente de verão, ou mesmo por ter exagerado nas cobertas e agasalhos do inverno.
Neste artigo você irá encontrar uma lista de fatores relacionados a saúde que podem causar o suor noturno, a sudorese pode ser um dos sintomas de algumas doenças graves; saiba mais.
5 causas do suor noturno, a número 3 pode ser devastadora
Conheça as 5 causas da sudorese noturna, fique atento aos sinais que seu corpo lhe dá e que na maioria da vezes é ignorado.
1 – Dengue
A dengue infelizmente vem fazendo muitas vítimas no Brasil ano após ano. A doença é viral causada pela picada do mosquito aedes aegypti e pode levar a morte. O suor noturno é um dos sintomas da dengue que também apresenta dor muscular, febre e aversão a luz.
2 – Tuberculose
Esta doença infecto-contagiosa é grave e precisa ser tratada com seriedade. A tuberculose ataca principalmente os pulmões mas pode se manifestar em outros órgãos, como por exemplo, intestino; rins, pele, gânglios linfáticos, ossos, entre outros. O suor noturno é um dos sintomas desta doença, que pode ser acompanhado por tosse prolongada por mais de 3 semanas, cansaço, emagrecimento e febre noturna.
3 – Câncer
Um dos primeiros sintomas do cânceres conhecidos como linfomas que atacam o sistema linfático é o suor noturno. O sistema linfático é responsável pelo transporte dos glóbulos brancos para todo o organismo. Este tipo de câncer pode ser bastante agressivo e um sintoma deste não pode ser ignorado.
4 – Menopausa
Está é uma das causas mais populares do suor noturno, as mulheres estram nesta fase quando o período fértil está chegando ao fim, geralmente entre os 40 e 50 anos. Nesta condição os hormônios ficam desregulados e provocam ondas de calor.
5 – Ansiedade
Quem sofre com a ansiedade provavelmente já acordou molhado de suor durante a noite. A sudorese neste caso pode ser acompanhada por insônia, nervosismo e tensão.
Caso você tenha um mais sintomas descritos acima, procure seu médico de confiança.
Fonte: megacurioso.com.br