Órgão sugere contêineres para separar presos com sintomas de Covid-19

Órgão vinculado ao Ministério da Justiça divulgou nota sugerindo que Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária analise possibilidade de utilizar contêineres.

O Departamento Penitenciário Nacional (Depen), órgão vinculado ao Ministério da Justiça, divulgou nota nesta segunda-feira (20) em que afirma que sugeriu ao Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP) que analise a possibilidade de permitir a utilização de estruturas modulares temporárias, como contêineres utilizados no setor da construção civil, para separar presos em flagrante de outros detentos durante a pandemia do novo coronavírus (covid-19).

Os presos isolados seriam aqueles que apresentassem sintomas da doença e que precisassem de atendimento médico.

“As estruturas provisórias poderiam ser similares a dos hospitais de campanha, com pré-moldados, barracas de campanha e até mesmo na forma de containers habitacionais climatizados, muito utilizados há vários anos na construção civil”, disse a nota divulgada após a confirmação de morte por covid-19 em presídio brasileiro.

Segundo o Depen, na próxima reunião do CNPCP, prevista para o dia 23 deste mês, o departamento vai apresentar outros projetos para evitar a contaminação de quem está preso. “A utilização somente será concretizada se houver autorização do conselho”, completa a nota.

Covid-19: Diretor de hospital público é internado em instituição particular

Um dos integrantes da frente de batalha contra o coronavírus, o médico Joé Gonçalves Sestello, diretor do Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI), também conhecido como Hospital da Posse, está internado em observação com suspeita de Covid-19, no Hospital Pró-Cardíaco, em Botafogo, na Zona Sul do Rio.

A Prefeitura de Nova Iguaçu informou que Sestello deu entrada no Pró-Cardíaco ainda no domingo, após sentir sintomas da doença. Ele optou por se internar em um hospital particular para não ocupar uma vaga para quem busca atendimento no Hospital da Posse.

Nesta segunda-feira (20), o hospital tinha 29 pessoas internadas com coronavírus, sendo que deste total, de acordo com o prefeito Rogério Lisboa,13 estavam utilizando respiradores artificiais.

Segundo a Secretaria estadual de Saúde, Nova Iguaçu tem um total de 190 casos de Covid-19, e 15 óbitos causados pela doença.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *