Tireoide – 6 sinais que pode revelar se você tem problemas na tireoide

Problemas relacionados a tireoide afeta geralmente mais as mulheres do que os homens. O mal funcionamento dessa glândula pode acarretar sérios problemas de saúde comprometendo funções básicas do organismo, incluindo o apetite, sono, digestão e até mesmo a reprodução podem ser comprometida.

A tireoide é como se fosse o termostato do corpo, pois regula a temperatura, energia e metabolismo. Ela controla tudo, desde o humor até os ciclos menstruais. Para tentar saber se você tem algum problema nessa glândula preste atenção em alguns sinais que estão elencados nesse artigo.

Contudo, vale ressaltar que o diagnóstico somente pode ser dado por um profissional da área de saúde.

Ganho ou perda de peso
Se você não teve nenhum tipo de alteração na dieta ou mudança no estilo de vida e começou a engordar pode ser sinal de hipotireoidismo. Já se for o contrário, um emagrecimento rápido sem mudança aparente o problema pode ser hipertireoidismo.

Alteração de apetite
Essa mudança pode ser provocada pela glândula tireoide. Caso ela esteja hipoativa pode acabar provocando redução no apetite. O resultado é que você vai perceber que apesar de comer menos, continua ganhando peso, ou vice-versa.

Ciclo irregular
Quando os ciclos ficam mais ou menos frequentes pode ter alguma ligação com a glândula. Pode ser indicio de hiperatividade da tireoide.

Fadiga
O desânimo sem nenhum motivo aparente, é um dos maiores indícios de que o funcionamento da tireoide pode não estar dentro da normalidade. Outro sintoma também relacionado é a palpitação no coração.

Oscilação de humor
Essa variação hormonal da glândula pode fazer com que a pessoa mude de humor drasticamente. Inclusive, em alguns casos a pessoa pode se sentir deprimida.

Cabelo quebradiço e pele ressecada
O distúrbio nessa glândula acaba comprometendo a função das glândulas sebáceas, por esse motivo a pele acaba ficando mais seca. Também pode acontecer queda de cabelo.

Fonte: 1news.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *