0

Incêndio consome a Catedral de Notre Dame, em Paris. Veja imagens e vídeo

Em vídeos compartilhados nas redes sociais, torre aparece pegando fogo. Ainda não se sabe a dimensão dos estragos nem a causa.

A Catedral de Notre Dame, em Paris, pegou fogo nesta segunda-feira (15). Agências internacionais e jornais locais confirmaram o incêndio, que ainda não teve as causas divulgadas.

Em vídeos divulgados nas redes sociais, a torre aparece pegando fogo. Não se sabe a dimensão do incêndio nem quanto da igreja foi danificada.

A Catedral de Notre Dame — considerada o monumento histórico mais visitado da Europa — se encontra em processo de restauração, conforme mostram fotos divulgadas pela agência de notícias Reuters na última semana. Estátuas vinham sendo transportadas do local. Ainda não se sabe se o incêndio está relacionado à obra.

Repórteres do jornal francês Le Parisien relataram que vários andaimes que circundaram a construção começaram a desabar por volta das 19h no horário local (14h no horário de Brasília).

Curiosidades sobre a Catedral de Notre-Dame

A Catedral de Notre-Dame de Paris é uma das mais antigas catedrais francesas em estilo gótico. Sua construção foi iniciada em 1163 e está situada na Praça Parvis, na pequena ilha “ile de la Cité”, em Paris, estando rodeada pelas águas do rio Sena.

A arquitetura gótica é um instrumento poderoso no seio de uma sociedade que vê, no início do século XI, a vida urbana transformar-se a um ritmo acelerado.

HISTÓRIA

O local contava, antes da construção da catedral, com um espaço destinado ao culto religioso. Os celtas teriam ali celebrado as suas cerimônias onde, mais tarde, os romanos erigiriam um templo de devoção ao deus Júpiter. Também neste local existiria a primeira igreja do cristianismo de Paris, dedicada ao culto da deusa hindu Shiva, a Basílica de Saint-Etienne, projetada por Childeberto, por volta de 528 d.C. Em substituição desta obra surge uma igreja romântica que permanecerá até 1163, quando se dá o impulso da construção da catedral. Já em 1160, o bispo Maurice de Sully considera a presente igreja pouco digna dos novos valores e determina a sua demolição.

Inspirado na catedral, Victor Hugo escreveu, em 1831, o romance “Notre-Dame de Paris”, O corcunda de Notre-Dame, que se passa na Idade Média. Situando os acontecimentos na catedral, a história trata de Quasimodo, o personagem central que se apaixona por uma cigana de nome Esmeralda. A ilustração poética do momento abre portas a uma nova vontade de conhecimento da arquitetura do passado e, principalmente, da Catedral de Notre-Dame de Paris.

ESTRUTURA

A fachada da Catedral de Notre-Dame de Paris apresenta três níveis horizontais e é ainda dividida em três zonas verticais pelos contrafortes ligeiramente proeminentes que unem a verticalidade os dois pisos inferiores e reforçam os cunhais das duas torres. No nível superior há duas torres de 69 metros de altura. A torre sul acolhe o famoso sino de nome Emmanuel. A torre norte pode ser visitada, subindo-se os seus 386 degraus. No interior, a nave tem 127 metros de comprimento, com 48 metros de largura e 35 metros de altura.

Na Praça Parvis, em frente à fachada principal da catedral, encontra-se no pavimento uma placa de bronze que representa o ponto zero, de onde são calculadas todas as distâncias das estradas nacionais francesas.

CURIOSIDADES

Em 1431, aconteceu, na catedral, a coroação de Henrique VI de Inglaterra, durante a Guerra dos Cem Anos.

Em 1804, a catedral foi palco da coroação, no dia 2 de dezembro, de Napoleão Bonaparte a imperador de França, e sua mulher Josefina de Beauhamais a imperatriz, na presença do Papa Pio VII. A história conta que Napoleão se “auto-coroou”, tomando a coroa das mãos do Papa e em seguida ele mesmo coroou sua esposa.

Em 1909, também na catedral, houve a beatificação de Joana d´Arc.

admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *