0

Desafio só para quem é bom de lógica: siga as pistas e descubra o código

Você é realmente bom em raciocínio lógico? E em memorização de informações? Se você acertar esse desafio, pode responder ‘sim’ a essas duas perguntas. Só não vale ver o resultado antes de tentar descobrir o código!

Para desvendar, é importante seguir cada uma das pistas, mas o ideal não é seguir a ordem em que elas aparecem. Assim, comece com o quarto bloco (7,3,8), como nada está correto, então pode-se concluir que esses três algarismos não fazem parte do código.

A partir daí, sem os números 7 e 8 no código, o último bloco serve para concluir que o ZERO faz parte da resposta, porém em outra posição – ou seja, ele não pode ser o último número da resposta.

Já no terceiro bloco (2,0,6) a pista é de dois números corretos nos lugares errados, então é possível concluir que o ZERO está na primeira posição do código!

Em seguida, analise o número 6 no primeiro e segundo blocos. A primeiro pista diz que um número estaria correto e no lugar certo; e o segundo diz que também tem um número certo, mas no lugar errado. Sacou? Então o número 6 não faz parte do código.

Assim, 6 e 8 estão eliminados. Acompanhou o raciocínio até aqui? Agora, de volta ao primeiro bloco, o 2 está sendo mostrado na última posição e já ficou claro que o zero está na primeira. Daí já são duas certezas!! Basta agora descobrir quem está no meio do código!

E resposta está no segundo bloco. Como foi já pôde ser concluído que o o número 1 não pode ser a resposta, já que a pista diz que ele está no lugar errado, então só sobra o número 4 para a posição do meio. Resposta é: código 0,4,2.

Arjona

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *