0

Vai declarar o IR pela 1ª vez? Dicas de ouro para evitar cair na malha fina

Contribuinte estreante deve ficar atento aos locais de lançamento dos valores e apresentação de todos informes de rendimento.

Os contribuintes que vão entregar a declaração de Imposto de Renda pela primeira vez devem ficar atentos e prestar atenção aos mínimos detalhes para evitar cair na malha fina.

O coordenador do curso de ciências contábeis da UNICID (Universidade Cidade de São Paulo), Wagner Pagliato, afirma que o primeiro passo no qual os estreantes devem ficar atentos é o lançamento dos valores nos locais corretos. “Deve-se verificar atentamente quais são os rendimentos de pessoas física e jurídica”, orienta.

Outro problema comum citado por Pagliato é a inclusão das vírgulas nos valores apresentados à Receita Federal. “As pessoas estão acostumadas a não precisar colocar vírgula no internet banking. Na declaração de Imposto de Renda, isso não acontece”, afirma ele, que alerta para a possibilidade de cair na malha fina ao cometer esse tipo de erro.

Pagliato alerta ainda para a necessidade de declarar os rendimentos de trabalho e todos os demais informes. “É preciso pegar o informe de rendimentos no banco, porque a pessoa pode ter outras informações, como saldo bancário, rendimento de aplicações e da poupança”, observa ele.

O coordenador alerta ainda para o risco de receber uma multa de até R$ 5.000 e ser preso caso algumas obrigatoriedades sejam omitidas na entrega do documento, como o aluguel.

Fonte: portalr7

admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *