0

5 dicas para fazer sua própria horta caseira, “Ter ingredientes frescos em casa é um sonho possível”

Já pensou que sonho seria ter uma horta em casa para preparar as refeições com ingredientes frescos? Pois a ideia é super possível e não exige grandes esforços.
Para ter uma hortinha caseira, você vai precisar, além dos itens básicos, de alguma disposição e carinho para cuidar das suas plantinhas.  A equipe de Claudia conversou com a agroecologista Alessandra Nahra, professora do Namu Cursos, primeira plataforma de videoaulas voltadas para o bem-estar, para saber como plantar os próprios alimentos de maneira ecológica.

Confira 5 dicas para fazer sua própria horta:  Encontre um lugar da casa onde há luz natural – Antes de qualquer coisa, você precisa verificar se há algum lugar na sua casa que recebe luz natural durante uma parte do dia. Pode ser na laje, varanda ou até mesmo no parapeito da janela.  “O importante é ser um local que você passe todos os dias, para que consiga sempre ver a horta”, aconselha Alessandra Nahra.   Use recipientes para fazer canteiros – Não se preocupe se sua casa não tiver um local com terra no chão. Basta encontrar um recipiente qualquer e deixar a imaginação agir.  Você pode utilizar caixotes de feira, baldes plásticos, caixas de isopor e até gavetas de madeira. Para definir o tamanho ideal, imagine quantas plantas você deseja plantar e o espaço que elas vão ocupar enquanto crescem.

Descubra qual é a espécie mais adequada para plantar –  Na hora de escolher o que plantar, pense em quais você sempre costuma comer. Além disso, também vale a pena refletir sobre o espaço que você tem disponível para a plantação.  “Plantas como hortaliças, temperos e aromáticas exigem pelo menos 5 horas de sol direto por dia. Ou seja, é preciso de um espaço que receba luz mais constante”, explica Alessandra.  Mas não se preocupe se você não tiver um lugar na sua casa que receba tanta luz. Você pode optar por espécies de plantas mais resistentes e testar.

Sempre cubra o solo com matéria orgânica – Para que a sua horta cresça direitinho, é necessário preparar o solo antes. Por isso, cubra-o com palha, folhas secas e restos de poda. Isso é importante para que o solo exposto não perder a umidade.  Adube e regue regularmente – Pode-se dizer que esse é um dos passos mais importantes. “A cada 20 dias a terra precisa ser revestida com composto orgânico, humus de minhoca ou bokashi”, conta Alessandra.  Não se esqueça de regar sua horta todos os dias, mas não exagere na quantidade de água! 😉

NARG -Gostou do nosso artigo? Obrigado pela visita, volte sempre!
Fonte: claudia.abril

Arjona

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *