0

O homem cujo sangue ficou branco de tanta gordura; ‘nunca vi nada igual antes’ disse o médico

Um paciente deu entrada na emergência do hospital sentindo náuseas, vômito e dor de cabeça, até aí tudo bem, mas o estranho aconteceu quando o pessoal do laboratório foi chamado para fazer uma coleta de sangue.

O doutor Philipp Köhler, especialista em medicina de emergência, disse que nunca tinha visto um caso como este. O homem, de 39 anos de idade cuja identidade não foi revelada, sofre de diabetes, mas nos dias anteriores à ida ao hospital não tinha tomado seus remédios de uso contínuo. Além disso, seu estado de alerta diminuía aos poucos.

De acordo com o relato do caso, publicado nesta semana na revista Annals of Internal Medicine, o homem foi submetido imediatamente a um tratamento intensivo, onde os testes revelaram que seu sangue tinha “síndrome de hiperviscosidade devido ao nível extremamente alto de triglicérides”.

Uma das coisas que mais chamou a atenção dos médicos foi a cor do sangue do paciente.

“Inicialmente, o tom era mais claro que o sangue venoso escuro normal”, diz Köhler. “Parecia mais sangue arterial, mas com um brilho branco.” “Após a sedimentação, uma parte branca se separou do sangue saudável, que permaneceu na parte inferior (do recipiente).” Köhler disse ao site Live Science que o sangue adquiriu uma “cor leitosa”.

Os triglicérides são um tipo de gordura que vem de alimentos como a manteiga e óleos, embora níveis elevados possam ter outras causas, como doenças genéticas, obesidade, uso de drogas ou álcool e cigarro em excesso.

Os médicos tiveram de agir rapidamente para remover o excesso de gordura, restaurar o pH do sangue e, assim, estabilizar o paciente.”Tivemos de procurar alternativas”, disse Köhler à BBC Mundo.

Assim, ao ver que o procedimento padrão falhou, Köhler e sua equipe recorreram à flebotomia, isto é, extrair o sangue e substituí-lo por sangue de um doador.

“Não tivemos escolha”, diz Köhler. “Precisávamos levar o paciente a um estado em que os procedimentos padrão para remover os lipídios do sangue fossem novamente possíveis”. A técnica funcionou e eles conseguiram baixar os níveis de triglicérides do paciente

Gostou do nosso artigo? Obrigado pela visita, volte sempre!
Fonte: R7

Arjona

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *