0

5 coisas que os pais dizem e que destroem a autoestima de uma criança e dicas de como aumentar a autoestima de seu filho

Quando conversam com crianças, os pais raramente têm cuidado com o que e como dizem isso. Até mesmo uma palavra errada pode não só ferir a autoestima frágil de uma criança, mas também causar sérios danos àsua saúde mental.

Coisas que você não deve dizer a uma criança sob qualquer circunstância

Veja 5 frases comuns que podem causar insegurança e prejudicar a vida de uma criança completamente. Mães, pais, vovós e vovôs! Por favor, lembrem-se de nunca dizer isso!

1. “Você não consegue fazer nada!”  Essa frase vai fazer o seu filho querer desistir antes mesmo de tentar! Por que ele ou ela se esforçaria se não desse nenhum resultado? A percepção de que mesmo as pessoas mais próximas deles não acreditam neles pode transtornar qualquer criança! Essa frase é um verdadeiro tabu!

2. “Por que você não pode ser normal, como as outras crianças …”  Nunca compare seu filho com seus irmãos, colegas ou qualquer outra pessoa. Isso pode fazer a criança se fechar, começar a duvidar do amor dos pais e até mesmo começar a se vingar daqueles que você elogia.

3. “Mas é tão fácil!” Ao dizer ao seu filho como é fácil costurar um botão ou aprender a andar de bicicleta, você está deixando que seu filho saiba que você acha que ele não tem capacidade de fazer aquilo. O que você acha que vai acontecer com a autoestima da criança? É melhor elogiar seu filho ou filha a cada nova conquista!

4. “Deixa que eu faço!”  Ser excessivamente carinhoso é tão prejudicial quanto a falta de atenção dos pais. Você deve ensinar seu filho a ser independente desde cedo. Caso contrário, as crianças começam a pensar que não são capazes de fazer nada!

5. “Você errou de novo!”  Mesmo os pais mais amáveis às vezes têm vontade de apontar os erros das crianças. Mas é ótimo que seu filho cometa erros! Ele fez algo errado? Bem, isso significa que ele está fazendo alguma coisa!

Como aumentar a autoestima de seu filho?

Se você notou que você costuma dizer essas coisas ao seu filho, garanta que você dará um fim nisso. É melhor pensar nas maneiras de consertar isso! Aqui estão algumas dicas úteis:

1- Certifique-se de elogiar seu filho a cada conquista, por menor que pareça: não apenas por boas notas, mas também pelos lindos desenhos que ele fizer!  2- Incentive o desejo deles de se expressarem. Essa é a única maneira de encontrar o talento deles e desenvolvê-los.  3- Diga frases que ajudarão a criança a acreditar em sua capacidade e habilidades sempre que possível. Aqui estão algumas que você pode usar: “Nós acreditamos em você!” “É claro que você pode fazer isso!” “Você pode fazer qualquer coisa!”
Todos os pais querem que seus filhos sejam gentis, inteligentes e habilidosos. E a melhor maneira de fazer isso é elogiá-los pelos resultados de seu trabalho, em vez de criticá-los por seus erros. Deixe seu filho crescer para ser uma pessoa feliz, equilibrada e independente!

“Este é um blog de notícias que contém alguns tratamentos caseiros e tem a finalidade de ajudar, mas não substitui o trabalho de um especialista.. Consulte sempre seu médico.”
NAR -Gostou do nosso artigo? Obrigado pela visita, volte sempre!
Fonte: fabiosa

Arjona

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *