0

7 curiosidades intrigantes sobre o coração que você provavelmente não sabia

O coração é um dos órgãos mais importantes do corpo humano. Afinal, é dele a enorme responsabilidade de promover o funcionamento do sistema circulatório. A seguir, você confere uma lista com sete curiosidades sobre o coração. Acompanhe!

1.Em um adulto, o coração pesa em torno das 340 gramas e tem o tamanho da mão fechada. A divisão desse órgão é feita em 4 partes: 2 ventrículos, responsáveis por mandar o sangue para o interior das artérias e 2 átrios, que recebem o sangue vindo das veias.

2.Por dia, o coração bate em torno das 104 mil vezes. São 38 milhões de batimentos por ano. Ao longo da vida, isso ultrapassa os dois bilhões de batidas.

3.O coração feminino bate em média oito vezes mais do que o do homem.

4.O coração de um feto pode chegar a 150 batidas por minuto. Em um recém-nascido ele bate 120 vezes por minuto e em um adulto, cerca de 72 vezes por minuto.

5.Diariamente, o coração de um humano saudável consegue gerar uma quantidade de energia que, comparativamente, poderia abastecer um caminhão por 30 quilômetros.

6.Independentemente do estado de funcionamento cerebral, o coração tem a capacidade de gerar seu próprio impulso elétrico. É por isso que consegue continuar batendo mesmo fora do corpo, desde que exista oxigenação.

7.O período em que ocorre mais ataques cardíacos fica entre as seis da manhã e o meio dia. Um dos motivos é o aumento da pressão arterial pela manhã (em todo ser humano). Por isso, as pessoas hipertensas tendem a estar mais frágeis nesse período.

Como cuidar da saúde do coração
Carlos Zamora, cardiologista do Mount Sinai Medical Center, em MiamI (EUA) aponta que para essa finalidade o melhor exercício é a caminhada. Segundo o médico, o motivo para isso é simples: além de ser acessível, pode ser feito com frequência e não depende da situação financeira da pessoa.

admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *