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As Melhores Dicas Para Evitar A Fragilidade Dos Ossos Na Velhice

Osteopenia é a perda de densidade mineral óssea. O que isso significa? Que com o surgimento desse problema, nossos ossos perdem a densidade e a resistência. A situação não é tão grave quanto a osteoporose. Para você ter ideia, nem causa dores. No entanto, precisa ser tratada, pois pode evoluir a causar doenças graves. As principais causas da osteopenia são:

1. Idade O avançar da idade é uma das principais causas da baixa densidade mineral óssea. A velhice faz com que os ossos começam a perder minerais, peso (massa) e estrutura, o que os torna mais fracos e mais propensos a quebrar. 2. Distúrbios alimentares 3. Problemas de metabolismo 4. Quimioterapia 5. Exposição à radiação
6. Genética 7. Magreza em excesso 8. Falta de atividade física adequada 9. Tabagismo 10. Consumo regular de refrigerantes e quantidades excessivas de álcool. As mulheres são as mais propensas à doença do que os homens. Se você percebe que se enquadra na categoria de alto risco de osteopenia, procure melhorar o estilo de vida. Mudanças simples no estilo de vida e na dieta podem ser feitas para evitar a perda da densidade mineral óssea e a progressão da osteoporose. Separamos algumas dicas para ajudar. Confira:

1. Consuma alimentos ricos em cálcio: Você pode obter a quantidade diária de cálcio recomendada consumindo alimentos como sardinha, vegetais verdes (couve, brócolis e repolho), melaço, nozes, ameixas e uma série de outros alimentos nutritivos. Se você não conseguir, procure um médico ou nutricionista para indicar um bom suplemento de cálcio. Caso siga a linha vegana, pode investir em suco de couve com laranja diariamente. 2. Aumente a ingestão de vitamina D: A vitamina D é outro nutriente importante que garante a saúde óssea e desempenha um papel fundamental na redução do risco de osteopenia. Ela também ajuda o corpo a absorver melhor o cálcio. Pesquisas já provaram que a deficiência de vitamina D é um fator significativo na osteoporose e osteopenia. Se você tem alguma carência desse nutriente, consuma ovos, salmão, sardinha, espadarte e alimentos fortificados, como cereais e suco de laranja. Mas a melhor forma de absorver essa vitamina é a exposição ao sol. O corpo produz vitamina D quando é exposto ao astro-rei. Por isso, não custa nada tomar um banho de sol por 10 ou 15 minutos diariamente. 3. Faça exercícios: O exercício regular é benéfico para a saúde geral, incluindo a dos ossos. Para evitar qualquer problema de fraqueza, faça atividade física por pelo menos 30 minutos. Caminhar, dançar, correr e pedalar são ótimas opções. 4. Pare de fumar: Fumar é prejudicial para a saúde óssea, atingindo principalmente os quadris, a coluna lombar e o antebraço.

Procure ajuda para tratar o vício, pois ele causa outros problemas ainda mais graves.

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