0

9 alterações na aparência física que você não deve ignorar

Nosso corpo é uma máquina complexa e totalmente integrada em suas mais diferentes partes. Por isso, alguns sintomas que parecem inofensivos podem indicar a presença de uma doença séria. Vale a pena, por exemplo, conhecer o significado de algumas alterações na aparência para saber se está na hora de procurar um médico.Vamos falar sobre os sinais que o organismo dá e nos quais é fundamental que você dê atenção.
1- Lábios secos e rachados –  A descamação da pele é um sinal claro de alergia. Nesses casos, vale a pena conferir o tipo de cosmético que vem usando, na higiene bucal, em produtos e até mesmo remédios ingeridos. Rachaduras e fissuras nos cantos da boca indicam uma deficiência de vitaminas B, A e E. Ao sentir ressecamento no olho, boca ou problemas no sistema digestivo, vale a pena procurar um médico, já que esses sinais podem ser uma combinação característica que indica a presença de uma doença autoimune: a síndrome de Sjögren.

2- Queda dos fios da sobrancelha – Sobrancelhas grossas não são apenas uma tendência atual da moda, mas também um dos indicadores de boa saúde. Uma pequena queda periódica dos fios é algo normal. Mas se você perceber uma queda abundante nas sobrancelhas, falhas ou mesmo o desaparecimento total delas, procure um médico; isso pode ter a ver com um nível insuficiente da atividade da tireoide. 3- Problemas nas unhas das mãos –  Todo mundo conhece a aparência de uma unha saudável. Qualquer alteração em sua cor ou estrutura é um sinal de preocupação. Unhas finas e pálidas podem ser sintomas de anemia e deficiência de ferro no corpo. Uma coloração amarelada indica um transtorno no fígado, trato gastrointestinal ou a atuação de algum tipo de fungo. Manchas e listras revelam deficiência de zinco, cobre e iodo. Já uma sensibilidade em excesso aparece devido à falta de vitaminas, cálcio, ferro e betacaroteno.

4- Lábios pálidos com contorno escurecido – Diferentes variações têm ligação com diferentes doenças. Se há um inchaço avermelhado na borda do lábio inferior, com a presença de pequenas bolhas, o mais provável é que você tenha grande sensibilidade aos raios ultravioletas: é preciso reduzir o impacto dos raios solares com a ajuda de algum protetor solar. A alteração surgiu das bordas e seguiu em direção ao meio? É possível que se trate de uma neurose vegetativa. Uma parte importante do tratamento, além de pomadas anti-inflamatórias, é o consumo de sedativos. Um forte inchaço e avermelhamento por todo o contorno indicam uma reação alérgica: é preciso prestar atenção aos cosméticos e creme dental utilizados, além de procurar ajuda médica.

5- Rosto avermelhado – Caso as mudanças naturais fisiológicas (alterações na temperatura, por exemplo) ou o avermelhamento após o consumo de bebidas alcoólicas sejam hipóteses excluídas, existem três motivos frequentes: nas mulheres com mais de 40 anos, o rosto avermelhado é associado à redução do nível hormonal e aproximação da menopausa. Além disso, pode indicar também a presença de uma infecção causada por parasitas. O avermelhamento parcial que surge com tonturas repentinas pode ter a ver com oscilações da hipertensão. Nesses casos, a pressão sanguínea pode ser controlada com medicamentos específicos. 6- Plantas dos pés secas – Ressecamento e endurecimento da pele dos pés geralmente ocorre por uma falta de vitaminas A e E. Também pode indicar uma infecção por fungos, que afeta o estado geral de epiderme e que geralmente também provoca rachaduras e uma camada amarelada nas unhas. Se o ressecamento e o toque áspero não acabarem mesmo com a aplicação dos cuidados corretos e consumo suficiente de vitaminas, talvez o problema esteja no funcionamento do sistema endócrino. 7- Pele seca nas mãos e no corpo –  Durante as baixas temperaturas, é normal que a pele resseque. Nesses casos, a aplicação de creme e o consumo abundante de água e vitaminas resolvem o problema. Caso essas atitudes não façam a pele voltar ao normal, é preciso consultar um dermatologista, já que o ressecamento da pele é também um dos sinais comuns de diabetes e de hipotireoidismo. Além disso, se a pele não apenas descama, mas também estica e rompe, pode ser uma dermatite causada por uma reação natural a alguma exposição química. 8- Deformação dos calcanhares –Alterações internas ou na forma dos tornozelos costumam ser caracterizadas por mudanças longitudinais ou transversais do arco, que geralmente indicam o conhecido pé chato. De acordo com as estatísticas, as alterações transversais em conjunto com outras deformações são mais frequentes que as longitudinais, afetando principalmente mulheres. O uso do salto alto provoca uma distribuição desigual do peso do corpo, e a maior parte dele recai sobre a região do arco transverso. Quando ele não aguenta esse peso, surgem dores e incômodos que indicam o início da deformação.

9-Manchas brancas nos dentes  – A fluorose dentária é uma doença crônica que se desenvolve antes do nascimento dos dentes ou então depois disso (devido ao consumo de grande quantidade de água ou de produtos com alto teor natural de flúor). É possível encontrar a manifestação do flúor em níveis leves, médios ou intensos. E as marcas nos dentes também podem assumir diferentes formas. Quando o problema já está muito grave, elas podem provocar perda do tecido dentário. Como você percebeu, separadamente, cada um dos sintomas listados não representa uma grande preocupação nem permite um diagnóstico certeiro. O importante é avaliar seu estado de maneira objetiva e prestar atenção a alterações adicionais na aparência e na saúde. Também é fundamental marcar uma consulta com um especialista: apenas ele pode dar respostas conclusivas às suas perguntas e indicar os tratamentos corretos.

“Este é um blog de notícias que contém alguns tratamentos caseiros e tem a finalidade de ajudar, mas não substitui o trabalho de um especialista.. Consulte sempre seu médico.”
NAR -Gostou do nosso artigo?…Deixe seu comentário e compartilhe com amigos e familiares. Obrigado pela visita, volte sempre!

Arjona

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *