0

10 Receitas de Chás para acabar com a Infecção Urinária

A infecção urinária é muito mais comum entre as mulheres do que nos homens e isso tem explicação científica: esse fato ocorre porque as mulheres têm o canal da uretra bem menor e, por isso, mais exposta a bactérias.
Os sintomas mais comuns são a ardência ao urinar, sensação de urgência e bexiga cheia, urina com cor escura e, nos casos mais graves, até com sangue. Caso você sinta que algum destes sintomas está começando a aparecer, pode tratar naturalmente com diversos tipos de chá, evitando que a situação se agrave e seja necessário um tratamento mais intenso com antibióticos. Confira essa seleção de chás que atuam contra a infecção urinária.
1. Chá de salsinha – Ingredientes– 50 g de salsinha fresca picada (usar a planta toda) – 1 litro de água ***Modo de preparo Esmague a salsinha e misture com a água. Ferva e depois coe para tomar. O ideal é tomar de 3 em 3 horas, pois é muito importante ingerir bastante líquido neste momento. A salsinha é carminativa, diurética, tônica e laxante, atuando nas cólicas, inflamações dos rins e vesículas, além de possuir vitaminas A, C e K, que são benéficas para o metabolismo e bom funcionamento das glândulas suprarrenais e tireoide.

2. Chá de abacateiro – Ingredientes – 10 folhas de abacateiro – 1 litro de água  ***Modo de preparo – Misture os dois e leve ao fogo; Deixe ferver por cerca de 3 minutos; Deixe descansar por 10 minutos e coe para beber. As folhas do abacateiro têm propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes e bactericidas que aliviam os sintomas e ao mesmo tempo combatem os micro-organismos.
3. Chá de quebra-pedra – Ingredientes – 30 g de folhas frescas ou 10g de folhas secas – 1 litro de água  ****Modo de preparo – Ferva a água e faça infusão das folhas; Espere esfriar e beba durante o dia, como se fosse água. Este chá é famoso por ajudar no tratamento de pedra nos rins, ou seja, tem grande efeito no trato urinário. Seus efeitos diuréticos, hipotensivos e hipoglicêmicos combatem com eficácia a infecção urinária.
4. Chá de dente-de-leão – Ingredientes – 15 g de folhas e raízes de dente-de-leão – 250 ml de água fervente  ***Modo de preparo – Coloque a água fervente sobre as folhas e raízes e deixe repousar por 5 a 10 minutos; Coe e beba de 2 a 3 vezes por dia. Este chá tem efeito diurético, que ajuda a eliminar a urina mais rapidamente antes que as bactérias se reproduzam.

5. Chá de cavalinha – Ingredientes – 100 g de folhas de cavalinha – 1 litro de água fervente  ****Modo de preparo – Misture a água com as folhas e deixe descansar por 10 minutos; Coe e beba de 4 a 6 vezes por dia. As propriedades diuréticas da cavalinha ajudam a eliminar as bactérias causadoras da infecção.
6. Chá de aroeira – Ingredientes – 20 g de casca de aroeira – 1 litro de água   **** Modo de preparo – Coloque as cascas dentro da água e leve ao fogo até ferver; Coe e beba de 3 a 4 vezes por dia. A aroeira é, além de diurética, bactericida.
7. Chá de alfazema – Ingredientes – 2 colheres de chá de folhas secas de alfazema – 1 litro de água ***Modo de preparo – Ferva a água e depois coloque sobre as folhas;  Cubra o recipiente por 10 minutos e espere esfriar; Beba morno até 4 vezes por dia. A alfazema combate diversas inflamações, inclusive no trato urinário.
8. Chá de cabelo do milho –  Ingredientes – 2 colheres de sopa do cabelo seco ou fresco – 500 ml de água  ****Modo de preparo – Ferva a água e depois coloque sobre o cabelo do milho; Cubra o recipiente por 10 minutos e espere esfriar. Este chá atua diretamente na retenção de líquidos, promovendo a limpeza do organismo.

9. Chá de hortelã – Ingredientes – 10 folhas de hortelã – 1 xícara de água  *** Modo de preparo – Ferva a água e depois coloque sobre a hortelã; Cubra o recipiente por 10 minutos e espere esfriar; Coe e beba 4 xícaras por dia. O chá de hortelã tem efeito analgésico e antisséptico, por isso ajuda a aliviar os sintomas e incômodos.
10. Chá de carqueja – Ingredientes – 2 colheres de sopa de folhas de carqueja -500 ml de água  ****Modo de preparo- Ferva a água e depois coloque sobre as folhas de carqueja; Coe e beba ainda quente. O chá de carqueja possui ação antioxidante e ajuda a limpar as vias urinárias.
Além dos chás, é muito importante beber pelo menos 2 litros de água por dia. Se os sintomas persistirem, não deixe de procurar um médico.

“Este é um blog de notícias que contém alguns tratamentos caseiros. Elas não substituem um especialista. Consulte sempre seu médico.”
NARG -Gostou do nosso artigo?…Deixe seu comentário e compartilhe com amigos e familiares. Obrigado pela visita, volte sempre!

Arjona

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *