0

Saiba o porquê as pessoas ficam vermelhas facilmente

No geral, as pessoas mais tímidas sentem-se envergonhadas em muitas situações, e gostavam de conseguir socializar mais facilmente, sem que os outros se apercebessem das suas dificuldades.

Contudo, a timidez não tem de ser mal vista, e a verdade é que até tem o seu charme. Para além disso, um estudo revelou que quem cora mais facilmente é mais provável que seja de confiança.

A investigação contou com 60 estudantes, que gravaram um vídeo a contar situações embaraçosas que já viveram. Depois, os vídeos foram avaliados consoante o nível de constrangimento do estudante e mostrados a todos os alunos para testar as suas reações.

A conclusão foi que os estudantes que pareciam mais tímidos no vídeo tinham tendência para ficar vermelhos ou tapar a cara com as mãos eram mais confiáveis e suscitaram reações positivas.

Entretanto, os alunos tiveram de trocar bilhetes entre si, e foi possível constatar que os que tinham sido classificados como mais tímidos anteriormente mostravam uma maior inclinação a partilhar os seus bilhetes, o que revela generosidade.

Em suma, os investigadores consideram o constrangimento e a timidez virtudes, que facilitam o relacionamento com os outros, pois a percepção que se tem de alguém tímido instintivamente é que é merecedor de confiança e altruísta.

Saiba Mais:

POR QUE FICAMOS COM A ORELHA VERMELHA E QUENTE ÀS VEZES?

Já aconteceu com quase todo mundo, de uma hora para a outra a orelha do sujeito começa a esquentar e fica vermelha, é quando alguém solta aquela pérola: “Tem alguém falando mal de você”. Mas na verdade, as orelhas ficam “quentes”, ou vermelhas, porque têm uma grande rede circulatória e a pele é bem fina, deixando visível o sangue que passa por lá.

Por isso, basta a pessoa ter um aumento na espessura dos vasos sanguíneos para que a orelha “esquente”. Muitas vezes o processo de vasodilatação ocorre em um único local, quando você está falando ao telefone por exemplo a orelha precisa de mais nutrientes e oxigênio no local por estar sendo pressionada durante muito tempo.

Porém, outras vezes a vasodilatação pode ocorrer no corpo todo. Ela é por exemplo uma resposta do organismo a situações onde ficamos muito estressados. Mas essa alteração na circulação só é visível em algumas partes do corpo.

Resumindo, a pessoa fica estressada e quem paga “o pato” é a orelha. Provavelmente foi dai que surgiu a lenda de que “alguém está falando mal de você”, afinal se alguém tiver acabado de sair de uma confusão e a orelha esquentar, provavelmente é da culpa do outro sujeito desaforado que “deve estar falando mal de mim”.

Evaldo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *