0

Dores intensas nas mãos e demais articulações? Aprenda a fazer esse remédio caseiro e faça o tratamento em casa para aliviar esse tipo de inflamação

Com o avançar da idade é bem comum sentir dores nas articulações, sejam elas nas mãos, joelhos, tornozelos e também nas costas. O que ocorre, em determinados casos, é um desgaste dos ossos, fator normal conforme se avançam os anos, mas o que fazer para prevenir e como aliviar essas dores incomodas de modo natural?

A natureza como sempre é nosso maior laboratório, nela encontramos plantas, ervas, sementes e raízes que podem nos auxiliar nos tratamentos alternativos. Nossos antepassados recorriam a esse tipo de medicina alternativa, porque a farmácia é uma novidade do século XIX, antes disso tínhamos as boticas naturais que consistiam em manipulação de ervas e plantas que resultavam em remédios, que posteriormente serviam para o tratamento de varias doenças.

Portanto caro leitor, os remédios químicos é uma novidade da indústria que começa a ganhar força e impulso a partir do século XIX, antes disso, o único laboratório era a natureza. A natureza não faz milagres, mas ela é muito eficiente e nela encontramos substâncias que podem resolver nossos problemas de saúde e prevenir outros maiores ainda.

Hoje vamos falar da cúrcuma ou açafrão da terra como é popularmente conhecido. Essa raiz é poderosa, pois possui propriedades anti-inflamatórias que agem diretamente nas dores musculares, luxações, inflamações lombares, ciáticas, joelhos e articulações.

No passado, a cúrcuma era utilizada para tratamentos de artrite, reumatismos,pequenas inflamações intestinais, estomacais, também serve para limpar os dentes, prevenir doenças como o câncer, doenças cardiovasculares, também é indicada no controle da ansiedade e pode ser uma grande aliada no tratamento da depressão.

O que é a cúrcuma e quais são seus benefícios?

Cúrcuma é uma raiz indiana, popularmente conhecida como açafrão da terra, utilizada na culinária e também na medicina alternativa, seus benefícios são extraordinários, principalmente para a saúde no tratamento de dores articulares e inflamações.

açafrão da terra ou cúrcuma é uma raiz de origem indiana, como dissemos anteriormente. No Brasil é conhecido também como açafroa ou cúrcuma. Entre todos os condimentos ligados a culinária, esse é o mais caro. De cor dourada viva, ele é usado como corante natural em muitos alimentos da indústria alimentícia, como a mostarda por exemplo. Seu sabor é muito agradável (um pouco amargo) e de fato deixa os pratos mais atrativos e saborosos.

cúrcuma é um condimento milenar e na antiguidade era utilizado com remédio natural para uma série de doenças e também na prevenção de outras tantas. Nos últimos anos, no Estado da Califórnia, Estados Unidos, cientistas e estudiosos da área de saúde dedicaram boa parte de seus estudos para identificar quais eram os benefícios que o açafrão tinha no tratamento das doenças e como poderia ser utilizado.

E foi constatado que essa raiz chamada de cúrcuma, é MILAGROSA, pois além de atuar controlando e estabilizando todas as funções metabólicas e fazendo com que ocorra a perda de peso rapidamente, ou seja, o uso constante da raiz, EMAGRECE,  também trata e previne tumores de câncer, é também um ótimo anti-inflamatório atuando de forma importante na cura de artrite e artrose. Para resfriados, não existe remédio melhor, seu chá quando consumido 3 x ao dia, trata pequenas infecções respiratóriaseliminando riscos de alergia e também resfriados e dores de garganta.

açafrão é rico em curcumina, seu principal ingrediente ativo, ele tem potentes efeitos anti-inflamatórios e é um dos melhores antioxidantes que já se conheceu, também  é uma excelente fonte em carboidratos, boas gorduras, fibras alimentares e vários minerais, veja abaixo 10 benefícios que podem mudar sua rotina diária, te ajudar a emagrecer e conquistar uma melhor condição de vida e bem-estar.

10 benefícios do açafrão da terra ou cúrcuma

  1. Bom para os olhos – o açafrão é uma fonte natural de carotenoides, que ajuda na proteção dos olhos evitando  envelhecimento, como a degeneração macular ou catarata.
  2. Previne tumores de câncer – rico de curcumina, safranal e crocin ele faz a função quimioterápica, controlando o crescimento de tumores, ou seja, inibindo. Também previne o aparecimento da doença quando consumido diariamente.
  3. Excelente para a memória – estudos comprovaram que quem consome o açafrão mantém longe as doenças de Alzheimer e Parkinson. Por ser rico de crocin e crocetina (antioxidantes presentes nele), fazem com que o sistema nervoso trabalhe melhor e isso evita o estresse.
  4. Excelente antidepressivo – sua composição estimula a produção de serotonina, o hormônio do bom humor. A produção de serotonina ajuda a bombear o sangue para o cérebro, provocando sensações de prazer, deixando a pessoa relaxada e a soma disso resulta na redução da depressão e da ansiedade.
  5. Excelente para prevenir doenças do coração e também ajuda na manutenção desse órgão estimulando um melhor funcionamento de suas funções cardíacas. Os Antioxidantes do açafrão Ajuda na redução do colesterol e triglicérides no organismo.
  6. Pele – O Açafrão tem propriedades antibacterianas, ajuda a tratar acnes. Também pode ser utilizado como esfoliante natural ajudando a remover células mortas e quando misturado com mel e leite, pode ajudar a atenuar manchas na pele, e diversos pigmentos.
  7. Prevenção da Artrite e Artrose – Ele ajuda na redução da erosão óssea e ajuda na cura de dores nas articulações. Também tem efeitos anti-inflamatórios e reduz o inchaço das articulações.
  8. O Açafrão mostrou-se ser benéfico para os homens. Ele reduz a impotência, desinfecção erétil e ajuda na vida sexual.
  9. O Açafrão é benéfico na manutenção da saúde dental. Ele contribui para tornar as gengivas saudáveis,  reduzindo a inflamação e o inchaço na boca, também limpa os dentes deixando-os mais saudáveis e brancos.
  10. O Açafrão tem sido benéfico para as mulheres que sofrem de TPM, uma vez que reduz o nível de cortisol e o estresse, pois seu consumo diário aumenta o nível de estrogênio.

Como utilizar a curcuma?

Em lojas de produtos naturais você encontrara em cápsulas ou o tradicional pó utilizado na culinaria. Também encontrara a raiz in-natura que pode ser utilizada para fazer chás, sucos, em sopas e ensopados. O pó pode ser utilizado sem restrição na sua culinaria para temperar e dar cor aos alimentos, ele também pode ser utilizado sobre feridas para cicatrização, pode ser dissolvido no mel para fazer mascaras para limpar e hidratar a pele, ainda pode ser adicionado em smoothies, sucos, sopas e iogurtes.

A versão em cápsulas pode ser consumida diariamente todas as manhãs, após o café da manhã, tome uma cápsula, ele é como um integrador alimentar que vai repor no organismo as propriedades e substâncias que estão em falta, além disso vai prevenir o aparecimento de doenças.

Gostou da matéria? Curta e compartilhe com seus amigos…

Agradecemos sua visita, volte sempre!

admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *