0

Alimentos Embutidos: Grande Risco para sua Saúde? Entenda tudo sobre o Assunto

A Organização Mundial de Saúde (OMS) classificou a carne vermelha e processada (incluindo bacon, presunto e salsichas ) como uma das principais causas de câncer, as opiniões foram misturadas, com alguns achando os resultados como “ridículos”.  Para recapitular, a Agência Internacional de Pesquisa sobre Câncer da OMS (IARC), composta por cientistas internacionais que deliberaram sobre a pesquisa há mais de um ano, disse em seu relatório que havia evidências suficientes para classificar as carnes processadas como cancerígenas do grupo 1 porque “de uma ligação causal com câncer de intestino “.A carne vermelha, por outro lado, foi colocada no grupo 2-A como “provavelmente cancerígena para os seres humanos”.

Os embutidos em geral possuem em sua composição elementos conhecidos como conservadores, entre eles destaca-se o nitrato e nitrito. A adição desses componentes visa a preservação da cor avermelhada e retardamento da rancidez do alimento, essa preservação se dá pela redução da atividade água do alimento, a qual também inibe o crescimento de microrganismos, em especial do Clostridium botulinum.

Os alimentos mais comuns que possuem a adição do nitrato são os embutidos como :

1-Presunto

2-Salsichas

3-Salames

4-Linguiças curadas

5-Bacon

Em contrapartida, estuda-se os benefícios advindos do nitrato no auxílio da redução da pressão arterial e melhora do desempenho em exercícios físicos. Alguns vegetais apresentam em sua composição o nitrato, porém esses alimentos possuem inibidores endógenos de nitrosação que impedem a formação dos compostos N-nitrosos, o que explica esses benefícios. É importante estar sempre atento ao valor nutricional dos alimentos que fazem parte da sua rotina diária, além de saber balancear uma alimentação nutritiva sem perder o sabor.

Quer saber mais?…Veja o vídeo abaixo:  Doutor Bactéria alerta para os perigos de alimentos embutidos.

 

Jornal Hoje é um site informativo, de divulgação e educação sobre vários temas relacionados
com saúde, nutrição, bem-estar, remédios naturais, emagrecimento e beleza. Não devendo ser
utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um
profissional de saúde.

Edição: Eloiza Prestes (conteúdo com direitos autorais)



LEIA TAMBÉM->

admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *