0

Depois da seca, atenção para os perigos da chuva ácida


Depois de meses de seca, chuva é sempre uma boa notícia. As precipitações que voltam a cair são um alívio para narizes, olhos e peles em toda a cidade.

Mas nada de tomar banho de chuva nesta semana, pois nem tudo são flores na chegada da primavera. As primeiras águas que caem depois de um longo período de estiagem podem trazer males para a saúde.

Isso acontece porque o período de estiagem provoca um grande acúmulo de gases poluentes na atmosfera. Os incêndios, a queima dos combustíveis nos veículos e o lançamento de substâncias por chaminés das indústrias são os principais responsáveis por este acúmulo.

Quando estes gases se combinam com o vapor, são formadas nuvens que originam chuvas de água com nível elevado de acidez.

É o que afirma o meteorologista Ivan Heten, especialista em poluição atmosférica: “o dióxido de enxofre, emitido pela queima de óleos e combustíveis ricos em enxofre, próximo à superfície reage rapidamente para formar o trióxido de enxofre, que em contato com a água irá formar o ácido sulfúrico”.

Em contato com a pele, a chuva ácida pode causar irritação, principalmente em crianças, que têm uma sensibilidade maior. Quando escoada para os rios, ela pode causar sérios danos ambientais.

A água deve retornar ao nível normal de acidez após cerca de uma semana de chuvas.

Fonte: http://www.curtamais.com.br



LEIA TAMBÉM->
loading...

admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *