0

De uma vez por todas, descubra os 20 itens que você não deve colocar no microondas!

Quem nunca ligou para a mãe com a seguinte pergunta: “Mãe, posso colocar ‘tal coisa’ no microondas?” E se você não ligou, é bem provável que já tenha derretido um plástico ou outro no seu eletrodoméstico.

 Apesar de acharmos que nossas mães sabem de tudo, os itens que podem ou não ir no microondas sempre foram uma incógnita… até então. Porque abaixo você vai ver uma lista com 20 itens que não podem ir no microondas e que nem mesmo sua mãe sabia disso. Confira!

1. Plásticos

N192 / Shutterstock

Você já deveria saber que plástico não pode ser esquentado, mas sempre vale reforçar. Inúmeros estudos constataram que quando os plásticos são aquecidos, eles liberam substâncias como o BPA (bisfenol-A) que são cancerígenas. Ao esquentar o alimento em um recipiente de plástico você estará transmitindo essas substâncias danosas para o seu alimento. Sempre utilize recipientes de vidro ou louça. (Lembrando que isso também serve para as mamadeiras de plásticos).

2. Embalagens de isopor

É mais indicado que você transfira a comida para um recipiente indicado, caso não, irá comer arroz, feijão, isopor e substâncias tóxicas para o seu corpo.

3. Alumínio

Prostock studio / Shutterstock

Nada de aquecer qualquer coisa com o papel alumínio no microondas, a não ser que você queira causar um incêndio na casa. Isso também vale para garfos, facas, colheres e qualquer outro talher.

4. Embalagens de comida chinesa

Muitas dessas embalagens são feitas de uma mistura de papel e plástico, algumas até possuem estruturas de metal para dar a sustentação. Metal e microondas não combinam, pode esquecer…

5. Louça com detalhes dourados ou prateados

Bernd Schmidt / Shutterstock

Aquecer os alimentos com louças é o mais ideal, mas tome cuidado porque os detalhes dourados e prateados costumam ser feitos com tintas metalizadas.

6. Vidros não-refratários

O vidro refratário nada mais é do que um vidro que suporta altas temperaturas. A maioria dos vidros comercializados atualmente são refratários, mas se você tiver um recipiente antigo, aqueça-o brevemente para não correr o risco de perdê-lo pois ele poderá se estilhaçar dentro do microondas.

7. Cristais

De verdade? Você acha que um material tão frágil aguenta ser aquecido no microondas? Claro que não!

8. Acrílicos

AlexandrBognat / Shutterstock

Os acrílicos são feitos de materiais plásticos e portanto, liberam substâncias cancerígenas. Além disso, aquecê-los no microondas fará com que eles percam a cor mais rapidamente.

9. Embalagens de iogurte, margarina, sorvete

Mais uma vez (não custa repetir), plásticos não podem ir no microondas. Essas embalagens por serem ainda mais frágeis irão derreter com mais facilidade do que o seu potinho.

10. Sacos de papel

279photo Studio / Shutterstock

O famoso saco do pão pode pegar fogo se colocado para esquentar no microondas. Além disso, ele também emite substâncias tóxicas quando aquecidos e pior, se ele tiver desenhos, suas tintas são um veneno para o ser humano.

11. Água

O perigo de esquentar água no microondas fica por conta da velocidade com que ela atingirá a ebulição e isso poderá causar uma explosão, gerando o risco de queimaduras. Sempre tome muito cuidado ao remover a água do microondas.

12. Ovos com casca

Supertrooper / Shutterstock

Fazer ovo cozido no microondas é uma péssima ideia. As altas temperaturas as quais o ovo será submetido fará com que ele exploda dentro do seu microondas fazendo uma sujeira tremenda.

13. Uvas

Além de correr o risco de explodirem, as uvas também podem pegar fogo.

14. Pimentas

As pimentas também podem pegar fogo no microondas mas elas também podem liberar substâncias quando esquentadas que irritam a garganta e os olhos.

15. Cenouras

5 second Studio / Shutterstock

A cenoura contém pequenas doses de ferro, magnésio e selênio, que ao serem aquecidos se transformam em metais e provocam faíscas.

16. Batatas com casca

Se você quer aquecer batatas com casca, é necessário furá-las para que não corra o risco delas explodirem.

17. Tomate com casca

O mesmo princípio das batatas

18. Linguiças e salsichas

Também possuem o mesmo princípio das batatas e tomates, só que nesse caso, enrolá-las em papel toalha pode evitar o problema.

19. Cozimento de carne

bigacis / Shutterstock

Só se você estiver com vontade de comer carne crua. Cozinhar a carne no microondas provavelmente fará com que alguma parte fique crua. Caso seja inevitável, corte a carne em pedaços pequenos para garantir o cozimento completo.

20. Pães

O pão não fica nada bom quando esquentado no microondas, fica murcho e emborrachando. A melhor opção é utilizar forno elétrico, convencional ou torradeiras.



LEIA TAMBÉM->
loading...

admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *