0

((URGENTE)) Meteorologista filma e confirma presença de TORNADO no litoral…Veja!

Flagrante foi feito nesta quinta-feira. Overland Amaral não descarta novos tornados.

O meteorologista e coordenador da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Overland Amaral publicou através de uma rede social o registro da passagem de um pequeno tornado na costa sergipana.

Segundo ele, o tornado passou sobre o mar na tarde desta quinta-feira e durou cerca de quatro horas iniciando a sua formação por volta das 15h30, horário local.

Overland destacou ainda que esse tipo de tornado é comum. “Isso sempre ocorre, em maiores ou menores proporções”.

E não descartou a repetição do fenômeno. “Existe a possiblidade da formação de um novo pequeno tornado nas próximas horas. Isso porque existe uma instabilidade climática no Norte e Nordeste”, destacou.

Entenda a formação e dimensão de um tornado de acordo com Overland Amaral.
A maioria dos tornados possui a forma de um estreito funil, com algumas poucas centenas de metros de comprimento e com uma pequena nuvem de pó e detritos em sua base, próxima ao solo.

Os tornados podem ficar obscurecidos por completo devido a chuva ou aos dejetos por ele levantados. Se assim for, eles são particularmente perigosos, considerando que até mesmo os meteorologistas mais experientes poderiam não vê-los.

Eles podem se manifestar sob várias formas e tamanhos. Pequenos e relativamente fracos, eles podem ser notados por causa do pequeno redemoinho de pó formado por eles, sobre o solo. Ainda que o funil de condensação possa não se estender até o solo, se, associado aos ventos de superfície, superar os 64 km/h, a circulação é considerada um tornado.



LEIA TAMBÉM->
loading...

admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *