Como todos sabemos, você não deve usar esmalte nas unhas com muita freqüência, ou suas unhas começará a secar e ficar amarelas. No entanto, verifica-se que este tipo de cosmético pode causar danos muito mais graves para a nossa saúde.
Nós não falamos em abandonar o verniz de unha completamente. Em vez disso, nosso site quer simplesmente listar os efeitos negativos que seus ingredientes podem ter em seu corpo.
Qual é o principal perigo para a sua saúde?
Os perigos dos esmaltes residem em sua toxicidade. Alguns modernos cosméticos de cuidado de unhas contêm os seguintes componentes, capazes de prejudicar gravemente a sua saúde:
Tolueno – um solvente que dá as unhas um acabamento liso e preserva o pigmento. O tolueno pode afetar o sistema nervoso central e causar transtornos reprodutivos. Dores de cabeça, fraqueza, desmaio e náuseas são apenas algumas das prováveis conseqüências do uso de unhas polonês abaixo do padrão.
Formaldeído – um gás incolor que ajuda a aumentar a vida útil de um esmalte. Se você está sofrendo de alergias, o contato com o formaldeído pode causar dermatite e possíveis queimaduras químicas. Em casos mais graves , pode desencadear distúrbios do ritmo cardíaco, convulsões e câncer.
Dibutyl Рhthalate – é usado como uma fragrância. A presença deste componente perigoso pode causar-lhe distúrbios endócrinos, doenças ginecológicas e doenças do trato respiratório.
Os cientistas realizaram um estudo com um grupo de 24 mulheres. 6 horas após a pintura de suas unhas, a maioria dos participantes estavam exibindo níveis elevados de difenil fosfato – um derivado de trifenil fosfato que é formado no processo de metabolismo. 10 horas após o início da experiência, os níveis de difenil fosfato nos corpos de todos os participantes subiu para 7 vezes acima da norma. Estes resultados são verdadeiramente alarmantes.
Como você pode escolher um esmalte para unhas que não cause danos à sua saúde?
Alguns frascos de esmalte e embalagens têm marcações especiais:
“5-Livre” significa que o produto não contém formaldeído, suas resinas derivadas (resinas de formaldeído), tolueno, ftalatos de dibutilo ou cânfora.
“3-Livre” significa que o esmalte está livre de apenas três dos componentes nocivos: formaldeído, ftalato de dibutilo e tolueno.
Antes de comprar esmaltes, em primeiro lugar é prestar atenção aos ingredientes , e lembre-se – sua saúde está em suas mãos!
Fonte: https://brightside.me/
Tradução e edição: Eloiza Prestes