0

7 importantes indícios de câncer no pulmão que você precisa saber.

A doença mais temida da atualidade: câncer. Apenas mencionar este nome já dá calafrios. De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer é a segunda enfermidade que mais mata no Brasil. Entre as mulheres, os mais comuns são os de mama, cólon e reto, colo de útero, pulmão e glândula tireoide. Já entre os homens, os que predominam são os de próstata, pulmão, cólon e reto, estômago, e cavidade oral.

Na maior parte das vezes, os fatores que desencadeiam um tumor são ainda um mistério. Porém, no caso do câncer de pulmão, o vilão principal é bem conhecido: o cigarro.

Muito se fala sobre o câncer, mas o que é exatamente esta doença? Para entender, é preciso saber como funciona nosso corpo. Diariamente, nosso organismo produz novas células. Elas são necessárias para substituir as que ciclicamente morrem. Porém, às vezes, algo ocorre de maneira anormal neste processo e algumas começam a se multiplicar de maneira desordenada. Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores (acúmulo de células cancerosas). Estes, no entanto, podem ser benignos ou malignos. Os últimos são os mais temidos, já que invadem o tecido e os órgãos, podendo espalhar-se (metástase) para outras regiões do corpo.

Umas das formas mais comuns desta doença é o câncer de pulmão. De acordo com os médicos, existem 7 sinais de que você pode estar sofrendo com este problema. Preste atenção, porque quanto mais cedo o diagnóstico, maiores são as chances de cura!

1. Tosse recorrente

Um resfriado, acompanhado por uma tosse, é algo comum. Em geral, a maioria das doenças infecciosas das vias aéreas melhoram dentro de uma semana. Porém, se a tosse continuar a ocorrer após 2 semanas e sem sinal de melhora, procure um médico – especialmente se você observar expectoração com sangue.

2. Dificuldade para respirar

Dificuldade para respirar é um sintoma comum entre os pacientes com câncer de pulmão. Esse problema pode ter diferentes causas. Caso o vilão seja o câncer, a explicação seria o acumulo de fluidos no pulmão devido a doença, diminuindo drasticamente a capacidade deste órgão. Se você perceber de repente que não tem mais a mesma energia para, por exemplo, subir escadas, esse pode ser um sinal. Mas é claro que isso só é válido para pessoas esportivas e que até pouco tempo atrás não se cansavam com esta mesma atividade.

3. Dor no peito, costas e/ou ombro

Uma dor no peito que piora a cada respiração, risada, ou tosse, não é algo que deva ser ignorado. Este incômodo pode também se irradiar para as costas ou ombros. Logicamente, este desconforto pode estar sendo gerado por um nervo machucado, uma inflamação no ombro, ou uma lesão nas costas, mas é preciso checar com um profissional habilitado para saber com precisão.

4. Um som de assobio ao respirar

Um som sibilante durante a respiração significa que o ar está tentando passar através de vias aéreas estreitas. Mas isto não quer dizer que você tenha, necessariamente, câncer de pulmão. O problema pode também ser causado por outras doenças respiratórias, como a asma. Portanto, não fique na dúvida: procure um médico e verifique.

5. Perda de peso inexplicável

Cerca de 15% dos pacientes com câncer relatam ter percebido uma perda súbita e inexplicável de peso pouco antes de seu diagnóstico. A razão para esta mudança brusca é a maneira como esta doença afeta o metabolismo. Marque uma consulta com seu médico se você perceber que perdeu peso em um curto período de tempo. Além disso, observe também seu apetite: se a fome que você sentia já não é a mesma faz um tempo, descreva este sintoma para o profissional.

6. Dor nos ossos

Os ossos começam a doer quando o câncer de pulmão já chegou até eles. Então, fique atento: se o incômodo que você sente estiver localizado na coluna, costelas, quadris, ou coxas, corra para um médico e verifique.

7. Dor de cabeça

Dores de cabeça podem ocorrer como resultado de câncer de pulmão. Neste caso, isso é sinal de que as células cancerígenas chegaram até o cérebro e estão pressionando os vasos sanguíneos. Essa metástase diminui a quantidade de sangue que as artérias trazem para o cérebro, causando uma dor de cabeça latejante. Mas é claro que este incômodo pode estar relacionado a outros problemas, como a enxaqueca. De qualquer maneira, se você tem dores de cabeça fortes e regulares, faça um check-up.

Observar estes 7 sinais pode te ajudar a detectar este grave problema de saúde. Logicamente, ter alguns dos sintomas descritos não quer dizer que você tenha necessariamente um câncer. Porém, todos eles são indícios de que algo não vai bem no seu corpo e devem ser checados pro um profissional habilitado. Não fique na dúvida: consulte seu médico! O diagnóstico precoce pode salvar vidas.

Por isso, compartilhe este artigo com seus amigos e familiares. Eles também precisam saber!



LEIA TAMBÉM->
loading...

admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *