Bebê nasce com aparência de idoso. Conheça esta condição rara!

bebe_dicas_online-2-800x416

Síndrome de Hutchinson-Gilford
A síndrome de envelhecimento precoce (ou progéria) é igualmente chamada de síndrome de Hutchinson-Gilford. Trata-se de uma maleita genética muito rara, que ocorre apenas em cada oito milhões de pessoas. Foi notícia recente um caso desta síndrome em Magura, Bangladesh. Nasceu um bebê com aparência de pessoa da terceira idade. Basicamente, o recém-nascido não tem muito cabelo, tem rugas, olhos de pessoa crescida e o seu corpo está retraído.

O menino tem sido alvo de comparação com a personagem principal do filme protagonizado por Brad Pitt, que nasce com corpo idoso – O Curioso Caso De Benjamim Button. Contudo, ao contrário da história do filme, os pacientes de progéria não se tornam jovens ao longo do tempo.

Reação dos pais
De acordo com o Daily Mail, usando fontes locais, o progenitor da criança referiu que todos na família estão contentes, embora o problema de saúde do filho. Ele garantiu que vai ser aceito da forma que é, com a graça de Deus! O pai afirma ainda que não há motivo para ficar triste com o aspecto do bebê.

bebe_dicas_online3

Condição de envelhecimento precoce
Para que entenda, quem tem esta condição nasce, não só com o aspecto, mas também com a saúde de um idoso. Por isso, o seu envelhecimento é rápido, sendo que o gene LMNA, que é incumbido de estabilizar os núcleos das células devidamente estruturados, sofre uma mutação. Segundo o Instituto Fio Cruz, os meninos com esta síndrome têm uma expectativa de vida de 16 anos. Enquanto nas meninas, ela é de 14 anos de vida.

As causas de morte são, tal como indica o geneticista David Schlesinger, o infarto e a falência múltipla de órgãos, ou seja, questões associadas a idosos. O também co-fundador e presidente do laboratório de testes genéticos Mendelics explica que a disparidade reside no fato de isso acontecer no começo da puberdade em quem padece desta doença.

O doutor Schlesinger informa que esta doença é uma dificuldade genética bastante rara, com origem hereditária ou não. Depois do bebê nascer é realizado um exame genético, de forma a achar a mutação e perceber se derivou da mãe, do pai, de outro parente ou de ninguém.

Envelhecimento prematuro
Realmente, a particularidade mais visível desta condição é o envelhecimento prematuro. Porém, na gestação consegue-se perceber este sintoma, assim como até à idade de dois anos. Por outro lado, embora existam diversas dificuldades, o intelecto da criança não é atingido.

bebe_dicas_online2

Diagnóstico
Este é realizado usando um teste genético de saliva ou sangue e, após um mês ou dois, sabe-se os resultados.

Sintomas
O geneticista explica que os atributos físicos principais são: rosto com queixo diminuto, rugas e pele fina, corpo pequeno, problemas em aumentar de altura e peso e poucos fios de cabelo. Além disso, visão ruim, falência renal, doenças cardiovasculares e outras condições de saúde próprias de pessoas idosas são sintomas desta síndrome.

Tratamento
David Schlesinger esclarece que o tratamento possível é atenuando os sintomas para que o paciente tenha uma vida melhor. Daí que seja crucial que um geneticista clínico siga o caso!

Compartilhe este artigo para que mais pessoas possam ficar informadas sobre esta doença bem rara!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*