Final do Mundo ou Final da Terra?…Como Será que o mundo vai ser novamente destruído?

mundo

JÁ OUVIU alguém falar sobre o fim do mundo? — Hoje, muita gente fala sobre isso. Algumas pessoas acham que o mundo vai acabar numa guerra em que os homens vão usar bombas nucleares. Acha que Deus vai deixar os humanos destruírem nosso lindo planeta?

Como já vimos, a Bíblia fala sobre o fim do mundo. Ela diz: “O mundo está passando.” (1 João 2:17) Será que o fim do mundo vai significar o fim da Terra? — Não, a Bíblia diz que Deus fez a Terra “para ser habitada”, quer dizer, para que as pessoas vivessem felizes nela. (Isaías 45:18) O Salmo 37:29 diz: “Os próprios justos possuirão a terra e residirão sobre ela para todo o sempre.” É por isso que a Bíblia também diz que a Terra vai durar para sempre. — Salmo 104:5; Eclesiastes 1:4.

Mas se o fim do mundo não significa o fim da Terra, o que significa então? — Vamos ver se descobrimos examinando com atenção o que aconteceu no tempo de Noé. A Bíblia explica: “O mundo daquele tempo sofreu destruição, ao ser inundado pela água.” — 2 Pedro 3:6.

Será que alguém sobreviveu quando o mundo foi destruído naquela grande inundação, ou Dilúvio, nos dias de Noé? — A Bíblia diz que Deus “preservou a Noé, pregador da justiça, junto com mais sete, quando trouxe um dilúvio sobre um mundo de pessoas [más]”. — 2 Pedro 2:5.

Então, qual foi o mundo que acabou? Foi a Terra ou foram as pessoas ruins? — A Bíblia diz que foi o ‘mundo de pessoas más’. E note que Noé é chamado de “pregador”. Sobre o que será que ele pregava? — Noé avisava as pessoas sobre o fim do “mundo daquele tempo”.

Quando falou sobre o Dilúvio, Jesus explicou aos discípulos o que as pessoas faziam pouco antes de o fim chegar naquele tempo. Foi isso o que ele disse: ‘Naqueles dias antes do dilúvio, as pessoas comiam e bebiam, os homens se casavam e as mulheres eram dadas em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca, e não deram atenção, até que veio o dilúvio e acabou com todos.’ Daí, Jesus disse que pouco antes do fim deste mundo as pessoas iam agir como no tempo de Noé. — Mateus 24:37-39.

Segundo Jesus, aquilo que as pessoas faziam antes do Dilúvio pode nos ensinar lições importantes. Lembra o que as pessoas faziam naquele tempo, conforme já citado no Capítulo 10? — Havia homens valentões e violentos. Mas muitos outros, disse Jesus, simplesmente não deram atenção quando Deus mandou Noé pregar para eles.

Assim, chegou o dia em que Jeová disse a Noé que ia destruir as pessoas ruins com um dilúvio. A água ia cobrir a terra inteira, até as montanhas. Jeová disse a Noé para construir uma grande arca. Era como uma grande caixa comprida, ou um baú, como pode ver no desenho, na página 238.

Deus mandou Noé construir uma arca bem grande para que ele, sua família e muitos animais ficassem a salvo lá dentro. Noé e sua família trabalharam muito. Cortaram grandes árvores e usaram a madeira para fazer a arca. Isso levou muitos e muitos anos, porque a arca era enorme.

Lembra o que mais Noé fazia durante todos aqueles anos, enquanto construía a arca? — Ele pregava, avisando as pessoas sobre o Dilúvio que viria. Será que alguma delas escutou a Noé? Não, nenhuma. Só a família de Noé o escutou. Os outros estavam ocupados demais fazendo outras coisas. Lembra o que Jesus disse que eles faziam? — Estavam ocupados comendo, bebendo e se casando. Eles achavam que não eram maus e não tiravam tempo para escutar a Noé. Vejamos o que aconteceu com eles.

Depois que Noé e sua família entraram na arca, Jeová fechou a porta. As pessoas lá fora ainda não acreditavam que o Dilúvio viria. Mas de repente, começou a cair água do céu! Não era só uma chuva comum. Era uma chuva muito forte! Logo a água começou a formar enormes rios que faziam muito barulho. Ela derrubou grandes árvores e rolou pedras enormes como se fossem pedrinhas. E o que aconteceu com as pessoas fora da arca? — Jesus disse: ‘Veio o dilúvio e acabou com todos.’ Todas as pessoas fora da arca morreram. Por quê? — Como Jesus disse, ‘elas não deram atenção’. Não escutaram o aviso! — Mateus 24:39; Gênesis 6:5-7.

Mas lembre-se que Jesus disse que aquilo que aconteceu com aquelas pessoas serve de lição para nós hoje. Que lição podemos aprender? — Bem, as pessoas não foram destruídas só porque eram ruins. Muitas delas estavam apenas ocupadas demais para tirar tempo a fim de aprender sobre Deus e sobre o que ele ia fazer. Precisamos tomar cuidado para não sermos iguais a elas, não acha? —

Será que Deus vai destruir o mundo de novo com um dilúvio? — Não, Deus prometeu que não vai mais fazer isso. Ele disse: ‘Vou pôr o meu arco-íris nas nuvens para servir de sinal.’ Jeová disse que o arco-íris seria um sinal de que ‘as águas não iam mais se tornar um dilúvio e destruir todos os seres vivos’. — Gênesis 9:11-17.

Por isso, podemos ter certeza de que Deus nunca mais vai destruir o mundo com um dilúvio. Mas como vimos, a Bíblia fala mesmo sobre o fim do mundo. Quando Deus trouxer a destruição deste mundo, quem ele vai salvar? — Será que vai salvar as pessoas que estavam tão preocupadas com outras coisas que nunca quiseram aprender sobre Ele? Ou salvará aqueles que sempre estavam ocupados demais para estudar a Bíblia? O que você acha? —

Queremos estar entre aqueles que Deus vai salvar, não queremos? — Não seria maravilhoso se a nossa família pudesse ser como a de Noé para que Deus pudesse salvar a todos? — Se quisermos sobreviver ao fim do mundo, precisamos entender como Deus vai destruí-lo e trazer um novo mundo justo. Vamos ver como ele vai fazer isso.

A Bíblia explica esse assunto em Daniel, capítulo 2, versículo 44. Falando da nossa época, esse texto diz: ‘No tempo daqueles reis, o Deus do céu vai estabelecer um reino [ou, governo] que nunca vai ser destruído. O reino não vai passar para as mãos de outro povo. Vai acabar com todos os outros reinos e vai durar para sempre.’

Entende o que isso quer dizer? — A Bíblia diz que o governo de Deus vai destruir todos os governos da Terra. Por quê? — Porque eles não obedecem Àquele que Deus nomeou como Rei. Quem é esse Rei? — É Jesus Cristo!

Jeová Deus tem o direito de decidir que tipo de governo deve dominar e ele escolheu seu Filho, Jesus, para ser o Rei. Em breve, o Governante de Deus, Jesus Cristo, vai comandar a destruição de todos os governos do mundo. A Bíblia, em Revelação, ou Apocalipse, capítulo 19, versículos 11 a 16, descreve Jesus fazendo isso, como você pode ver no desenho. Na Bíblia, a guerra de Deus para destruir todos os governos do mundo é chamada de Har-Magedon, ou Armagedom.

Bem, Deus diz que o seu Reino vai destruir os governos humanos. Mas será que diz que nós também devemos fazer isso? — Não, na Bíblia, o Armagedom é chamado de “a guerra do grande dia de Deus, o Todo-poderoso”. (Revelação 16:14, 16) É, o Armagedom é a guerra de Deus, e ele usará Jesus Cristo para comandar os exércitos do céu nessa luta. Será que a guerra do Armagedom está próxima? Vamos ver se conseguimos descobrir.

Como vai ser quando Deus acabar com todos os maus e salvar os que servem a ele? Vamos ler sobre isso em Provérbios 2:21, 22; Isaías 26:20, 21; Jeremias 25:31-33 e Mateus 24:21, 22.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*