Facebook mexe no (FSI) Falando sobre Isso das Fãs Pages ; Entenda as novas Métricas…

metricas-do-facebook-blog-triade-digital1

Olá, amigos leitores!

Na semana passada, em meio ao turbilhão de novidades recentes, o Facebook apresentou mais uma alteração. Visando atingir as páginas, a rede social instalou mais um critério de análise: o “estão falando sobre isso”.

O nome não é lá muito original e não demorou para que as dúvidas surgissem em larga escala. Afinal, o que isso vai significar? Como é calculado? Que período abrange? De que forma estão falando sobre mim?

Pensando nessas e outras coisas decidi antecipar e já falar sobre a nova métrica. Pretendo, na coluna desta semana, explicar um pouco mais e tentar projetar o que podemos tirar de benefício com mais uma mudança do Facebook (que, aliás, parece que não vai sossegar nunca).

Esclarecendo

Está “apto” a compor a métrica toda e qualquer história (postagem) no Facebook que envolva a marca ou o perfil em questão. Qualquer coisa que for compartilhada em um Mural alheio será considerado:

-Curtir uma página
-Publicar no Mural
-Curtir, comentar, compartilhar um conteúdo de página
-Compartilhar fotos, álbums ou vídeos
-Responder uma perguntar do Questions
-Interagir com um evento criado
-Mencionar a página (usando o @)
-Marcar alguém em uma imagem
-Check-in ou comentário em um local

O Search Engine Land trouxe uma postagem referente à mudança e, com ela, conseguiu declarações do porta-voz do Facebook sobre o tema. Questionado sobre a periodicidade do cálculo, a resposta foi simples:

É uma métrica que atualiza diariamente e pode ser vista em até uma semana. Trata-se de um bom medidor do quanta conversa está sendo gerada por uma página no Facebook. É um bom indicador de como as páginas estão indo e como gerar mais conteúdo em torno delas.

O “estão falando sobre isso” já está ativo para todos, mas muito ainda não receberam o novo Insights que aplicar as alterações, criando, inclusive, um menu próprio para analisarmos dados mais detalhados sobre a nova métrica. O Facebook tem posto um aviso nas fan pages avisando das mudanças mais novas:

aviso-facebook

Sem a presença deste “novo Insights” em sua página, fica difícil pensar na métrica como algo determinante para seu trabalho na rede social.

Como posso trabalhar com isso?

Diferente de algumas das outras métricas do Insights, que desanimam por não oferecer lá grande diferencial na hora de pensar num trabalho, esse novo número pode dar uma boa noção de qual conteúdo pode render no futuro, caso você decida repetir uma fórmula.

Na imagem abaixo, vemos também a inclusão de mais uma métrica, a Viralidade, calculada através da divisão entre a primeira colunas (alcance) e o número de pessoas que falaram sobre isso:

about-insight

Traduzindo para a prática, imagine que você costuma postar conteúdos variados. Observando as novas métricas, você pode entender e apostar mais em posts que pedem a opinião dos fãs, por exemplo, e deixar de lado aqueles que divulgam simplesmente seus serviços, sem grande apelo de buzz.

Um ponto bastante questionável da funcionalidade é o fato do Facebook ter mantido o número visível para todos os usuários. Para a rede social, expor a quantidade de pessoas que falam sobre aquela marca ou empresa pode trazer melhores impressões para os possíveis fãs.

Sendo assim, dá pra concluir que é preciso trabalhar cada vez mais sério em cima das fan pages. Muitos usuários podem desanimar com a baixa quantidade de pessoas que falam de uma determinar página, julgando que o seu conteúdo pode não ser tão atrativo, por exemplo.

Tenha sempre em mente que o usuário pode agir de diversas formas a topar com sua fan page.

Também não se esqueça, sempre, que o intuito é ampliar seu nome e seus posts pela rede social. Portanto, crie conteúdo atraente, interativo, que faça com que a contagem do “estão falando sobre isso” seja sempre crescente.

Um abraço!

Direitos Autorais: JornalHoje (qualquer cópia do conteúdo vai gerar denúncia)
Crédito da imagem do Insights: Search Engine Land

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*