Nasa Vigia Asteroide que pode Atingir a Terra bem mais Forte do que Bomba de Hiroshima

nasa

Lembra do meteoro que explodiu na Rússia, em 2013, com uma potência de um milhão de toneladas, 30 vezes maior do que a bomba de Hiroshima, mas que não causou grandes danos porque se desintegrou ainda no ar? Então agora pense que estamos sob a ameaça de um quatro a cinco vezes maior.

Esse é Bennu, um asteroide descoberto em 1999, que se aproxima da Terra por volta do ano de 2135 e tem grandes potenciais de ocasionar diversas colisões nos anos seguintes, diz relatório da Nasa (Agência Espacial dos Estados Unidos). Ele tem cerca de 500 metros de diâmetro e gira em torno do Sol a uma velocidade de 100 mil quilômetros por hora e pode causar sérios danos ao planeta Terra.

Asteroide vai atingir a Terra?

nasa2

A órbita de Bennu coincide com a da Terra a cada 6 anos, o que, segundo os cálculos da Nasa, deve fazer o asteroide atingir o nosso planeta entre os anos de 2175 e 2196.

A chance é de 1 em 2700, porque a trajetória dele no futuro pode ser alterada por causa da força da gravidade e as forças térmicas (de calor).

Para se preparar para o evento, a agência enviará uma nave espacial o quanto antes, já em setembro de 2016, a Osiris-Rex, que vai coletar uma amostra do asteroide para realizar estudos que devem revelar mais dados da possível colisão com a Terra.

nasa3

Além disso, a amostra pode ainda ajudar a conseguir prever com mais precisão o real perigo de impacto de outros asteroides com a Terra e descobrir mais sobre a origem do Sistema Solar e da vida, explica Dante Lauretta, um dos principais investigadores da missão da Nasa.

“Os asteroides têm registrado as primeiras fases do Sistema Solar. Então, é realmente uma cápsula do tempo desde da história do nosso Sistema Solar”, conta ele. “A amostra pode potencialmente conter respostas para uma das perguntas fundamentais que os seres humanos fazem: de onde viemos, qual a nossa origem?”, completa.

A nave enviada pela Nasa chega em Bennu em 2018, recolhe uma amostra do asteroide e retorna, com previsão de chegada em 2023, com o que acredita que será, provavelmente, a maior amostra desde as missões Apollo, que levou o homem à Lua.