Pedras nos Rins? 3 Receitas que previnem…Veja Aqui

A formação de pedras nos rins não é um problema que surge somente em função de fatores que estão fora de nosso controle, como a genética. Ao contrário: uma das principais causas é a alimentação com excesso de sódio, açúcar e proteína. Mas além de diminuir o consumo dessas opções, ingerir certos alimentos, especificamente um grupo de frutas, ajuda a prevenir a doença.

Pedras nos rins: por que elas se formam?

Tecnicamente chamadas de cálculos renais, as pedras nos rins se formam por causa da cristalização de sais minerais presentes na urina. Esse processo é decorrente do desequilíbrio de componentes da urina, como ácido úrico, fósforo e cálcio. Em consequência, pode haver dor nas costas, sangramento e dor ao urinar, náuseas e vômitos. O tratamento é feito com medicamentos e, em alguns casos, cirurgia.

Alimentos que previnem

Beber água e manter uma dieta com quantidades adequadas de sal, açúcar e proteína é fundamental para prevenir a formação dos cálculos. Porém, consumir frutas cítricas também ajuda, já que elas têm componentes importantes para evitas as pedras.

De acordo com o urologista Guilherme Maia, do Hospital Santa Joana Recife, alguns estudos mostram que a vitamina C e o citrato presente nas frutas cítricas, como laranja, limão e tangerina, ajudam a combater os radicais livres e a regular o PH da urina, o que diminui a formação de pedras.

Como prevenir pedras nos rins: 3 receitas

Suco verde com limão
pedras2

Bata no liquidificador duas xícaras de chá de espinafre, dois copos de pepinos cortados, uma cabeça de aipo, uma colher de chá de gengibre, uma porção de salsa, duas maçãs cortadas e um copo de suco de limão. Adoce com mel.

Suco de tangerina com gojiberry
pedras3

Bata no liquidificador o suco de duas tangerinas, uma fatia de manga, uma colher de chá de gojiberry, uma rodela de gengibre e 120ml de água de coco.

Suco de laranja com canela
pedras4

Bata no liquidificador um copo de suco de laranja, uma colher de chá de canela em pó, uma colher de chá de guaraná em pó, um bom pedaço de gengibre fresco e 1 tâmara para adoçar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*