Meningoencefalite Por Herpes: Saiba Tudo Sobre Doença que Matou Filho de Cantora em 1 Semana

Mateus-filho-de-Eyshila-0

Na última terça-feira (14), o adolescente Matheus Oliveira, de 17 anos, filho da cantora gospel Eyshila, morreu em função de um quadro de meningite viral e encefalite herpética (causada pelo vírus do herpes). A rapidez com que as doenças avançaram, matando o rapaz em menos de uma semana, pegou todos de surpresa. Entenda, a seguir, como esses acometimentos ocorrem e por que eles são tão graves.

Morte do filho da cantora Eyshila

Há cerca de uma semana, Eyshila usou suas redes sociais para pedir orações para seu filho, que estava internado no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro. Ontem (14), o adolescente morreu por causa de um quadro de meningite viral agravado por uma encefalite herpética.

Meningite e encefalite herpética: o que são essas doenças?

O infectologista Gabriel Cuba, do Hospital 9 de Julho, de São Paulo, explica que a meningite é a infecção das meninges, membranas que revestem o sistema nervoso e servem também como proteção. Já a encefalite é caracterizada pela chegada da infecção ao tecido cerebral.

É comum que os dois acometimentos ocorram juntos, caso em que a doença passa a ser chamada de meningoencefalite. O agente causador mais comum é o vírus do herpes simples do tipo 1, o mesmo que causa herpes labial. O herpes é também o principal gerador de encefalite (quando ela ocorre sozinha), enquanto a meningite tem outras causas comuns, como fungos e bactérias.

É comum evoluir tão rápido?

Gabriel Cuba explica que não é raro que a meningoencefalite evolua rapidamente como aconteceu com Matheus, que foi internado e morreu dentro do intervalo de apenas uma semana. Esse desfecho também não é incomum: de acordo com o infectologista, ele ocorre em cerca de metade dos casos.

Sequelas

Os cerca de 50% dos pacientes que sobrevivem à meningoencefalite podem ficar com sequelas. O especialista explica que elas são muito variáveis, pois dependem da extensão do dano neurológico, que costuma ser difuso. De maneira geral, elas podem variar de leves alterações de consciência até coma irreversível.

Como identificar a meningoencefalite

Gabriel Cuba explica que quanto antes a meningoencefalite for identificada e tratada maiores as chances de se curar e não ter sequelas. A doença engloba sinais tanto da meningite quanto da encefalite.

Sintomas da meningite:

-Febre
-Dor de cabeça
-Dor e rigidez na nuca

Sintomas da encefalite:

-Alteração do nível de consciência
-Alterações do comportamento

Muito Importante ficar Alerta á essa Doença

mateus1

20 Comentários para: “Meningoencefalite Por Herpes: Saiba Tudo Sobre Doença que Matou Filho de Cantora em 1 Semana

  1. Em fevereiro desse ano, meu filho de 15 anos foi diagnosticado com meningoencefalite hermética viral.(herpes zoster) Ele ficou internado 14 dias fazendo o tratamento no quarto isolado com precauções respiratórias e de contato. Para a honra e Glória de Deus ele ñ teve nenhuma sequela . Está curado. Orei e chorei muito com o caso do Matheus.
    Os sintomas do meu filho foi dor de cabeça , desânimo, febril e vomitou uma única vez. Estava sendo medicado como garganta. Pasmem! Dois médicos disseram que era garganta. Como a dor de cabeça estava insistente, voltei pro hospital. Foi qdo.vi uma lesão na pele (na altura do peito) aí sim, a médica disse que estava com herpes zoster. Fez punção lombar (coletou o líquido da espinha) e fez a tomografia. Como esse diagnóstico foi descoberto rapidamente ele ñ teve complicações.
    Triste pelo caso do Matheus.
    Fiquem atentos aos sintomas… e ñ tomem remédios sem o conhecimento do médico. Eu poderia ter mascarado a doença no meu filho se tivesse entupido ele com analgésicos.
    Que Deus nos guarde dos males do século.

      • meu filho teve também com 3 anos de idade eu na epoca estava operada de miomas e retirei o útero e assim que cheguei em casa meu filho teve uma febre alta minha mae morava perto mais eu não fui chamar pra não encomendar tava pedindo a Deus que amanhecesse pra eu levar pro medico logo de manhã ele vomitou um jato ,com muita dor de cabeça pedi pra meu marido tirar o carro e chamei minha mae quando ela chegou falar e so uma virose da remedio eu falei pra ela mãe eu to operada se a senhora não levar ele eu vou agora mesmo e fiquei na espera tão longa da minha vida ele saiu as 6 horas e a noticia veio pra mim as 13 da tarde me desesperei minha família não queria que eu ficasse com ele pois além de operada eu tava com infecção da cirurgia e não tinha com eu acompanha eu ja tava tomando remédio pra recuperação mais fiquei sem dormir nem por um minuto em casa minha mae sempre mandando noticia mais ele reagio rápido aos medicamentos graças a deus tudo passou meu filho sem secuelas passou 15 dias enternado

  2. Olá, eu gostaria de tirar uma dúvida. Eu sempre ouvi dizer que o herpes é tratado , porém não tem como eliminar o vírus do organismo. Desta forma como evitar tal acometimento (encefalite herpetica)sabendo que o vírus encontra se em determinado organismo? Ou até mesmo seria possível a volta da encefalite herpética mesmo após o tratamento e cura?

    • Eu tive herpes zoster e por consequência da herpes fiquei com meniguite. O médico me explicou que quem teve catapora possui o vírus da herpes encubado, quando vc esta com a imunidade baixa este vírus tem a sair ou não, depende de cada pessoa. Quem já teve a herpes zoster tem grande chance do vírus aparecer novamente, para evitar, importante se preocupar com a imunidade, tomar vitaminas, descanso e alimentação ajudam.

  3. estou com herpes no lábio tem algum problema?Minha irmã disse k estou com a imunidade baixa não. estou com nenhum sintoma as vezes aparece isso no meu lábio é ruim pois coça um pouco.

    • quando a imunidade cai, a herpes tende a parecer, em mim aparece tbem as vezes, o primeiro sinal da herpes é uma queimacao nos labios, qdo percebo que vai sair, ja tomo aciclovir de 4 em 4 hrs, ele tende a sumir bem mais rapido. Se informa melhor com seu Dentista.

    • Você deve fazer um tratamento com Aciclovir! Também deve procurar evitar o stress, e comer muitas frutas e verduras, fazer exercícios, já que o vírus se manifesta quando a imunidade está baixa!

  4. Já tive meningite 7 vezes ,os médicos daqui não sabem o pq de tanta meningite repetitivas , pelos meus cálculo há cada dois anos se repetem? ??????

    • Meu marido teve 3 vezes…A primeira com 3 meses a segunda ano passado e agora quarta-feira foi pro hospital ruim fez o exame era meningite denovo…. Oh médico disse que ele saindo do hospital terá que fazer alguns exames pra saber o motivo de dar um ano seguido do outro e que isso não é normal… É que a meningite qndo não tratada corretamente com os antibióticos ela fica encubada no corpo que a bactéria se esconde em uma inflamação de dente ou ouvido em algum lugar do organismo e mais tarde ela acaba se manifestando e que tem que descobri a causa porque as vezes pode ser fatal ou não dando tempo de chegar no hospital…. Agora ele tá internado ainda tomando remédio…. Com essa doença não se brinca…. Mas graças a Deus ele já tá melhor e logo ganha alta….

  5. Sempre nasce herpes na minhas costas. No mesmo lugar.ou na minha coxa proximo a virilha..eu tenho herpes ..como faço pra saber se corro o risco disso evoluir pra um caso mais graves. .pois desconfio que temho herpes zoster..
    e porque sempre nasce essas herpes bastante doloridas e coçam muito. ..me ajude

  6. Olha pelo que sei o vídeo da herpes tem em todo mundo,mas só se manifesta se a pessoa está com a imunidade muito baixa.Quem tem filho entre um ano e meio a 2 anos e meio a criança cria uma alergia que cobre o corpo todo não me lembro do nome dessa alergia más ela vem do vírus da hérnia todos nós temos mas está encubada depende muito do organismo da pessoa.

  7. Eu Nádia tive a meningite meningocócica,uma das piores na época afinal eu tinha apenas sete anos de idade,tive sequelas ,perdi audição do ouvido direito e fiquei estéril,mas o meu Deus segundo as suas misericórdia,me fez ser mãe…

  8. A minha filha tem essa herpes labial, já me falaram que não tem cura e que sempre que surgir é só usar uma pomadinha para herpes e beleza; já saiu várias vezes nela, usei a pomadinha e ela ficou boa, mas com essa de que essa doença ai começa com essa bactéria fiquei com medo, o que eu posso estar fazendo?

  9. Minha filha teve encefalite com 1 ano e 10 meses de idade, levei em vários médicos e não descobriam a causa, quando foi transferida para Campinas o medico que a recebeu logo diagnosticou, por causa da herpes nos lábios, ela ficou 3 dias em coma induzido e mais 15 dias internada.Eu passava todas as madrugadas ajoelhada orando a Deus pela cura, e para a honra e gloria de Jesus, ela esta curada, hoje com 15 anos não tem nenhuma sequela.

  10. Meu filho de 5 anos e 7meses teve encefalite e começou com febre e 03/07/16 convulsões ficou 16 dias na UTI e infelizmente faleceu 18/07/16. Até hoje os médicos não sabem o diagnóstico certo
    Que doença e essa ?
    Era uma criança saudável nunca teve nenhuma doença , somente catapora com 3aninhos..

    Eu rezei , implorei , mas Deus não ouviu minhas preces, agora é só tristeza na minha família.

  11. Olá a todos ….. eu sou de EUA, eu estou aqui para dar o meu testemunho sobre como eu consegui curar formulário herpes. eu vim neste site e eu pesquisá-lo de dias antes i contactou ninguém. Eu fui diagnosticado com herpes em Maio de 2016 e eu recuso a deixar isso tomar conta da minha life.I’m aqui para dizer-lhe que há uma cure.I’m aqui para vos dizer sobre o grande Dr. Odugu que me curar em 7 dias, se você está procurando uma cura que ele pode curar e curar qualquer coisa que ele pode curá-lo com a sua medicina herbal entre em contato com ele via e-mail [email protected] ou ligar ou texto ele em +1 (303) 749 0667

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*