Remédios Caseiros para Queimaduras

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Queimaduras, um milhão de brasileiros se queimam todos os anos, sendo que, desses casos, 80% ocorrem em casa e pelo derrame de líquido em alta temperatura. A principal origem de queimaduras são decorrentes de produtos como óleo, seguidos por álcool.

As queimaduras
As queimaduras recebem classificações de acordo com a profundidade com que atingem a pele. Confira a seguir:

Primeiro grau
A queimadura de primeiro grau atinge uma camada superficial, deixando a pele avermelhada e dolorida. Não há formação de bolhas.

Segundo grau
Este tipo de queimadura é um pouco mais profundo, com o inchaço da região, dor e vermelhidão. A pele pode se desprender ou pode ocorrer a formação de bolhas.

Terceiro grau
As queimaduras de terceiro grau afetam todas as camadas da pele e as estruturas abaixo dela. Os nervos também são destruídos.

Remédios caseiros para queimaduras com óleo quente

Se, algum dia, você se queimar com óleo quente, pode recorrer o mais rápido possível a remédios caseiros, mas lembre-se que é necessário consultar um médico neste tipo de situação, pois trata-se de uma lesão que merece atenção de um especialista.

Confira alguns remédios caseiros para queimaduras com óleo quente:

Água fria e gelo com sal
Ao se queimar, mantenha a região afetada sob uma torneira de água fria até que o local fique completamente adormecido. Se aguentar a ardência, complemente com a aplicação de sal, pois o ingrediente ajudará a matar os germes e bactérias que podem causar várias doenças.

Para aplicar o sal, siga os seguintes passos: quando a região afetada estiver adormecida, salpique-a com um pouco de sal e logo depois aplique gelo, suavemente, durante o período de 15 minutos.

Pepino
O pepino é um agente refrigerante que pode ser um excelente remédio caseiro para tratar queimaduras, não apenas de óleo, mas também aquelas causadas pelo sol. Para aproveitar os benefícios do pepino, aplique rodelas muito finas do fruto sobre o local afetado.

Aloe vera
A Aloe vera também serve para queimaduras. Para tratar uma queimadura de óleo quente com a planta, aplique uma folha recém-cortada sobre o local afetado.

Devido às suas propriedades adstringente e curativa de tecidos, a Aloe vera é capaz de curar todo tipo de problemas de pele. Existem, ainda, cremes e géis para queimaduras que contêm Aloe vera, no entanto, a melhor opção é utilizar a própria planta.

Importante
Em casos de queimadura, o ideal é lavar a região com água fria corrente e abundante, cobrir com um pano úmido e procurar um médico.

Não aplique produtos como clara de ovo, creme dental, pó de café, manteiga, vinagre, leite, água sanitária, leite e outros sobre a região queimada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*