Contato de Pele Entre mãe(Pai) e Recém-Nascido Internado traz Benefícios Para a Saúde de Ambos

Além dos benefícios para recuperação do bebê, toque reduz estresse, mostra estudo: Saiba Tudo:

O contato direto entre a pele da mãe e do bebê prematuro ou com necessidade de terapia intensiva, ainda dentro das unidades neonatais, diminui os níveis de estresse da mãe, segundo estudo a ser apresentado em conferência da Academia Americana de Pediatria, em Washington (EUA). O estresse da mãe pode interferir no laço com o bebê, na saúde física e emocional da mãe e na possibilidade de amamentação após este período.

Os benefícios já apontados para a saúde do bebê são estabilização do batimento cardíaco, do padrão respiratório e dos níveis de oxigênio no sangue, ganho de peso, aumento do tempo de sono, diminuição do choro e maior taxa de sucesso na amamentação, além de receber alta mais rapidamente.

Pesquisas mostram que laços estáveis entre pais e filhos são fundamentais para o desenvolvimento da criança. Entretanto, para os pais de bebês nascidos prematuramente ou com necessidade de cuidados médicos especiais, este laço inicial pode ser interrompido pelo complexo cuidado médico requerido. Contudo, o estudo tem mostrado que um pouco de aconchego pele a pele entre mães e bebês pode ajudar nesta relação, além de reduzir o estresse das mães.

Os pesquisadores analisaram os níveis de estresse da mulher antes e depois de segurar o bebê por pelo menos uma hora. Todas as mães reportaram uma importante diminuição dos seus níveis de estresse e ansiedade depois de ficar em contato com seus filhos.

Segundo os especialistas, isso é devido, entre outros fatores, ao fato de estar separada do filho por causa dos cuidados e ao sentimento de impotência e incapacidade de proteger o bebê dos procedimentos doloridos e da experiência geral vivida nas unidades de cuidado intensivo.

Os bebês que participaram do estudo pesavam entre 380 gramas e 3,7 quilos e o seu tempo de vida variava de três até 109 dias. Eles estavam sendo tratados para uma diversidade de questões de saúde, sendo que mais da metade deles necessitava de suporte de oxigênio.

((Na Falta da mãe, Pai e Filho fazem o serviço tão esperado do toque de Pele!))

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*