Como Eliminar Pulgas e Carrapatos Naturalmente? Eu Amo Meus Animais

Para não irritar a pele do seu animal de estimação e acabar com os carrapatos de um modo eficaz prepare uma infusão de camomila e aplique-a com um algodão sobre a região afetada.

carrapata-500x350

Ter cachorros e gatos em casa trás como consequência estes indesejados visitantes que não apenas afetam nossos bichos de estimação, como também a nossa saúde. Além disso, podem provocar doenças nos animais e nas pessoas. Por isso, você deve impedir que proliferem em sua casa. Conheça os melhores remédios para eliminar pulgas e carrapatas naturalmente.

Remédios e técnicas caseiras para eliminar carrapatos

Se seu cachorro tem carrapato, aquele parasita horrível com muitas patas que engancham na pele e vai se alimentando do sangue do animal, você pode eliminá-lo com um método natural. Os carrapatos geralmente ficam atrás das orelhas, em volta do ânus ou na nuca, onde o pelo os cobre ou, ainda, onde o animal não consiga alcançá-los. Toda vez que seu bichinho retornar de uma viagem, principalmente de cidades com pastos e matagais, deve-se fazer uma “vistoria” em seus pelos para verificar se nenhum carrapato ficou preso neles, também, caso os veja, deve-se raspar continuamente ou tentar higienizar sempre as regiões antes indicadas.

Prepara uma mistura de duas partes (50/50) de álcool (antisséptico ao desprender o parasita da pele) e uma parte de óleo (para dar untuosidade). Colocar em um pano ou gaze e passar sobre o carrapato várias vezes, até que se desprenda sozinho. Também, se o cachorro permitir, pode-se manter o algodão grudado contra o carrapato para que ao respirar se solte da pele do animal.

Um dos remédios caseiros mais eficazes para os carrapatos é a camomila. Prepara um chá com algumas flores desta planta (ou, ainda, pode preparar com um sachê), deixa amornar, embeba em um algodão e aplica na pele do cachorro, sobretudo nas áreas críticas. Os parasitas começarão a se desprender da pele do animal. Depois, desinfetar bem a casa para não deixar nenhum rastro dos parasitas.

Um bom repelente caseiro pode ser feito, usando qualquer cítrico que tenhamos em casa, como pode ser a laranja, limão, mexerica etc. (os dois primeiros são os mais recomendados). Colocar para ferver meio litro de água e adicionar dois cítricos cortados em rodelas, com a casca. Quando chegar ao ponto de ebulição, deixar por um minuto e depois baixar o fogo no mínimo, e deixar por uma hora (tenha cuidado para não evaporar toda a água). Deixar esfriar e colocar em uma garrafa com borrifador. Aplicar sobre os pelos cachorro com cuidado para não atingir os olhos. Com este preparado também pode-se desinfetar a casa, sobretudo os pisos e os cantos.

O vinagre de maçã é muito bom para exterminar os carrapatos. Misturar em partes iguais vinagre e água, molhar um algodão ou pano limpo, escorrer bem e umedecer o pelo do cachorro. Depois aplicar como último enxágue depois do banho do animal.

Se os carrapatos deixaram feridas ou machucaram a pele do cachorro ou gato, você pode usar cremes de calêndula (cicatrizante), gel ou creme com aloe vera (a babosa é umectante) e óleo de lavanda (protetor).

Remédios e técnicas caseiras para eliminar pulgas

No caso das pulgas podemos considerá-los como os piolhos que as crianças geralmente apresentam. O problema destes parasitas é que não apenas afetam os bichos de estimação, mas também picam os seres humanos e podem transmitir doenças (uma delas, nos felinos pode até ser mortal). Para retirar as pulgas, você pode fazer uma infusão usando poejo (“hortelãzinho”) e uma vez que esfrie, verter em uma garrafa com borrifador; espalhar pela pelugem do animal sem enxaguar. Para prevenir a aparição, incluir levedura ou alho em pequenas porções misturados com a ração para que ao consumi-los emanem seus odores e evitem que a pulga tenha “vontade” de permanecer no cachorro ou gato.

Colocar para ferver três xícaras de água. Em um recipiente separado, misturar uma colher de vinagre de maçã e uma de vodka. Adicionar duas gotas de óleo essencial de lavanda, duas de eucalipto e como opção duas de opoponax. Depois, uma mistura de óleos, uma gota de óleo de cedro, gerânio, alecrim e manjerona. Colocar duas gotas de suco de limão e uma xícara de hortelã desidratada. Misturar bem e adicionar a água fervente. Deixar esfriar, coar e colocar em um frasco com borrifador. Depois borrifar onde desejar, na pelugem do animal, nos móveis, também pisos e paredes.

Misturar duas xícaras de água quente, 1/4 de xícara de álcool e seis gotas de detergente líquido. Com este “shampoo” caseiro lavar bem o cachorro até que fala uma espuma bem espessa. Depois enxaguar bem.

Você pode também eliminar as pulgas (e os carrapatos) colocando sal nas almofadas, pisos e na “caminha” do animal.

Como último conselho, não deixar de lado a boa alimentação dos animais para que tenham um sistema imunológico forte, evitando, assim, que os parasitas os adoeçam ou gerem anemia, debilitando, cansando o animal por lhe chupar o sangue. Incluir em sua comida ingredientes que contenham selênio, zinco e vitaminas do complexo B, principalmente.

Gostou?…Compartilhe…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*