IMPORTANTE: Esses motivos irão te Convencer a usar Protetor todo dia (mesmo sem sair de casa)

Passar protetor todo dia: entenda por que é tão importante

“Use filtro solar”. Este não é só conselho de mensagem motivacional do Pedro Bial ou de amigas, não. Dermatologistas recomendam o uso do protetor solar diariamente, mesmo que você fique em casa. Um dos motivos é o contato direto com fontes de luz, como lâmpadas, e com equipamentos eletrônicos emissores de radiação. Manchinhas ou espinhas e, claro, risco de câncer de pele, se houver histórico na família, também são fatores que podem pedir cuidados extras com a saúde e aplicação diária do produto. O alerta é da dermatologista Vanessa Metz.

No dia a dia, estamos expostas a vários tipos de radiação que atingem a pele. Mesmo que você não vá à praia, onde fica mais próxima aos raios solares (UVA e UVB), acaba sendo atingida por essas radiações, além da infravermelha.

São aquelas vezes que você vai à rua, sem intuito nenhum de “pegar um bronze”, mas acaba se expondo ao sol.

“Entramos em contato direto com as radiações UVA e UVB e os raios infravermelhos”, explica a dermatologista. “No horário das 10 às 16 horas, há grande incidência de UVB. Já o UVA é emitido do momento que o sol nasce até quando se põe”.

Ficar o dia inteiro em frente à tela do computador também traz consequências para o envelhecimento da pele, pois o equipamento emite radiação de luz ultravioleta.

Reaplicar protetor solar

Vanessa reforça que reaplicar o protetor solar diário é tarefa imprescindível para a saúde da pele. No rosto, a quantidade indicada é de 1 colher de sobremesa do produto. Outras partes do corpo não necessitam de aplicação de protetor solar todos os dias, já que podem ser protegidas pela roupa.

O ideal é passar o protetor solar no rosto de manhã e, mais uma vez, na hora do almoço. “Isso se a pessoa não passar a mão na pele com frequência”.
Para mulheres que usam maquiagem, a dermatologista orienta a reaplicação de produtos, como pó compacto, que tenham filtro solar na formulação. “Sem deixar de colocar o protetor solar no rosto antes”.

No mercado de cosméticos, há ainda opções de base com protetor solar.

Qual protetor solar é ideal para minha pele?

-Pele normal e sem alergia: pode passar o mesmo protetor solar indicado para o corpo. Tire o produto de sua sacola de praia e leve para o dia a dia.
-Pele oleosa: prefira protetores que tenham textura de toque seco, em gel, ou com formulação aquosa.
-Pele com melasma, pele clara ou com histórico de câncer: use protetor solar com o fator alto, pelo menos 30.
-Pele ressecada ou de idosos: escolha fórmulas em creme.
-Pele de grávidas: deve ser compatível ao tipo de pele. O fator de proteção não deve ser muito alto, pois isso equivale a mais químicos na composição.
-Pele de bebês e crianças: invista em produtos especialmente formulados para peles sensíveis, com pelo menos FPS 30.
-Pele escura: opte por protetores solares físicos, que dispersam os raios solares, e à base de titânio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*